• Carregando...
 | Reprodução/TV Globo
| Foto: Reprodução/TV Globo

O endocrinologista Alfredo Halpern, conhecido por fazer estudos sobre a obesidade e criador da dieta dos pontos, morreu na manhã desta quarta-feira, 25. Professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Halpern tinha 74 anos e lutava contra um câncer de pâncreas havia 15 meses.

Em 1996, o endocrinologista foi um dos fundadores da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e fundou o Grupo Geral da Disciplina de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP no ano de 1977. Ele foi o criador da disciplina Obesidade na pós-graduação da USP.

Halpern publicou mais de 200 artigos científicos e escreveu mais de 30 capítulos em livros da área de endocrinologia, mas também teve produções que se popularizaram e, com esses livros, atingiu mais de 300 mil exemplares vendidos.

Seu livro mais famoso é “A Dieta dos Pontos”. Essa dieta consistia em um sistema de pontos para facilitar a contagem de calorias e não tinha restrição alimentar, mas priorizava o equilíbrio na hora da escolha dos alimentos. Atualmente, o endocrinologista integrava a equipe de especialistas da área de saúde do programa “Bem Estar” (TV Globo).

Em seu site, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia publicou uma nota de pesar. “Uma grande perda para a endocrinologia brasileira”, declarou.

Halpern era casado e deixa cinco filhos e uma neta. O enterro será às 14h30 no Cemitério Israelita do Butantã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]