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O ano de 2014 registrou aumento de 34,3% no número de ciclistas mortos em acidentes de trânsito na cidade de São Paulo. É o maior porcentual de crescimento já registrado. Em números absolutos, foram 47 mortes de ciclistas, ante 35 em 2013. O dado está no Relatório de Acidentes Fatais de 2014 da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O crescimento das mortes acontece paralelamente ao avanço do projeto da gestão Fernando Haddad (PT) de instalar 400 quilômetros de vias exclusivas para ciclistas. O programa começou em junho do ano passado. Em 2013, terminou com 150 quilômetros de ciclovias construídos.

Embora o crescimento porcentual tenha sido elevado, a variação do total de mortes (12 casos) foi menor do que o aumento de 41 casos de mortes de pedestres e de 37 de motociclistas. Mas, como a ocorrência desses casos é bem maior, o aumento porcentual de mortes de pedestres foi de 8% e o de motociclistas, de 9%.

Dos 47 ciclistas mortos no ano passado, 43 eram homens, 16 tinham entre 10 e 19 anos e 12 eram estudantes. Além disso, dez vítimas morreram no local do acidente, 17 no mesmo dia, depois do socorro médico, 15 morreram até um mês após o acidente e 5 depois de um mês internados.

O relatório detalha que 35 mortes foram ocasionadas por colisões com outros veículos: duas com motocicletas, sete com caminhões, 11 com ônibus e 15 com carros.

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