• Carregando...

Urbs planeja circulação de vans em caso de paralisação total

Após a definição da greve do transporte coletivo a partir da zero hora desta quarta-feira (26), o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Roberto Gregório, afirmou que o órgão possui um plano emergencial caso o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) descumpra a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9) de circulação mínima de 70% da frota em horário de pico.

Em entrevista por telefone na noite desta terça-feira (25), o presidente declarou que espera que o sindicato cumpra com a medida judicial. Entretanto, ele afirmou caso os funcionários da Urbs constatem que houve uma paralisação de 100% da frota a partir das 5 horas desta quarta, o órgão entrará em contato com os donos de veículos cadastrados no órgão para chama-los a prestar o serviço de transporte.

Leia mais aqui

Cobertura em tempo real

Com a confirmação da paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba, a Gazeta do Povo fará nesta quarta (26) uma cobertura em tempo real. Veja todos os detalhes pelo Twitter da Gazeta e compartilhe as suas fotos e experiências pela hashtag #gpgreve.

      Em Assembleia Geral realizada na noite desta terça-feira (25) na Praça Rui Barbosa, Centro de Curitiba, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) decidiu pela paralisação do transporte coletivo a partir da 0h desta quarta-feira.

      De acordo com o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, a paralisação atingirá toda a frota de veículos, incluindo os cerca de 20 madrugueiros que circulam a partir da meia-noite.

      A decisão vai contra a determinação do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9) desta terça que exige que 70% da frota seja mantida em horários de pico e 40% nos demais horários.

      Durante a assembleia, Teixeira alegou que o Sindimoc ainda não foi notificado da decisão. "Nós estamos aguardando a notificação para definir como iremos cumpri-la", declarou.

      Ao todo, a classe conta com aproximadamente 12.400 trabalhadores.

      A assembleia começou às 20 horas e reuniu cerca de 3 mil trabalhadores. De acordo com o presidente do Sindimoc, a greve será mantida até que as exigências da categoria sejam aceitas.

      "A categoria esperou a proposta do sindicato patronal até as 20 horas de hoje. Caso contrário, nós já tínhamos avisamos que entraríamos em greve a partir da zero hora. E é o que estamos fazendo", declarou Teixeira.

      A classe reivindica o reajuste salarial e o aumento do vale-refeição, além de outras 76 exigências que constam na pauta do sindicato. A pauta inclui um pedido de ganho real de 16% para motoristas e 22% para cobradores.

      Em reunião na semana passada, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) ofereceu um reajuste salarial conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o que não foi aceito pela categoria.

      Na época, o Setransp alegou em nota para a imprensa que não tinha condições financeiras de atender aos trabalhadores e que não apresentou novas propostas.

      Tarifa de ônibus

      O anúncio de paralisação ocorre um dia antes de a Urbs e as empresas dos consórcios responsáveis pelo transporte coletivo decidirem pelo reajuste na tarifa cobrada ao usuário, que pode aumentar ou não ainda neste ano.

      Segundo a Urbs, os gastos com pessoal e benefícios equivalem a 33% da tarifa técnica.

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]