• Carregando...

Em Cascavel, índice de reprovação é alto: um, de cada cinco motoristas, não passam na prova

Os condutores de veículos que tiraram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) antes de 1998 precisam agora passar por uma prova sobre direção defensiva e primeiros socorros quando forem renovar a carteira. A objetivo da nova legislação – que já está vigorando – é que os motoristas passem por um processo de reciclagem e atualização.

A prova tem 30 questões e, para serem aprovados, os condutores precisam acertar pelo menos 21. Para auxiliar os motoristas, as auto-escolas oferecem cursos específicos sobre direção defensiva e primeiros socorros – nos chamados Centros de Formação de Condutores. O curso não é obrigatório, mas se a pessoa reprovar duas vezes, precisará frequentar as aulas para prestar a prova novamente.

Conforme mostrou o telejornal ParanáTV, da RPC TV, o índice de reprovação é alto em Cascavel: de cada 5 motoristas que fazem a prova, um reprova. "Algumas pessoas tentaram várias vezes e não conseguiram. Alguns continuavam insistindo e outros iam para o Centro de Formação de Condutores", disse a chefe do Ciretran de Cascavel, Mari Besing.

Apesar de ser uma exigência da legislação, muitos motoristas estão vendo nas aulas uma possibilidade de atualização e para dirigir melhor. "É uma oportunidade de adquirir conhecimento para minha segurança e para a segurança de outras pessoas", disse o pedagogo Lucindo Antonio Monaro, que frequentou as aulas. Já o representante comercial Alberto Romeu Ferreira apontou que, para ele, é uma oportunidade de se adequar à lei. "Porque muita coisa mudou de quando eu tirei a carteira até agora", explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]