• Carregando...

"Vamos agir em várias frentes e quem sabe cheguemos até a fechar alguma fábrica de veneno", afirmou João Pedro Stédile, líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), ao lançar, nesta quinta-feira (7), no Dia Mundial da Saúde, uma campanha nacional contra o uso de agrotóxicos e em defesa da vida.

A campanha une 50 entidades das áreas governamental, da academia e de movimentos sociais - MST incluído - na busca de conscientização da sociedade para o risco que corre a população e o meio ambiente expostos aos venenos agrícolas.

Stédile acredita que a campanha, que dá agora seu pontapé inicial, tem condições de se consolidar e crescer porque "a luz amarela" acendeu depois que o Brasil foi apontado como o campeão mundial do consumo de veneno agrícola em 2009. "É uma questão de saúde pública", observou, ao destacar que as conquistas devem ser alcançadas passo a passo, com um período de transição.

Dois documentários - de 26 minutos cada um - estão sendo realizados pelo cineasta Silvio Tendler visando a expor a realidade vivida hoje no País e casos de doenças provocadas por contaminação de agrotóxicos; cartilhas agrícolas serão confeccionadas e distribuídas para agricultores; e material didático será entregue a professores para discussão em sala de aula.

Estas ações, segundo o líder do MST, fazem parte da estratégia da campanha, que também quer compromissos de governos estaduais e federal, a exemplo da proibição da pulverização de veneno em plantações - evitando a contaminação do ar e da água, além do solo - e a obrigatoriedade de informar ao consumidor, nas gôndolas de supermercados, sobre os agrotóxicos utilizados no cultivo das frutas e verduras comercializados.

O importante, de acordo com Stédile, é levar a população, consciente dos riscos do uso indiscriminado dos agrotóxicos, a fiscalizar, denunciar e pressionar os órgãos públicos. O sem-terra fez palestra sobre o tema, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco, no Recife, quando defendeu a agricultura familiar e agroecológica e condenou o agronegócio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]