• Carregando...
 | Daniel Castellano/Arquivo/ Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Arquivo/ Gazeta do Povo

Com o dinheiro do 13º salário no bolso e lista de compras em mãos, começou a temporada de compras de presentes de Natal. Mesmo com reforço nas rondas de fim de ano, a Polícia Militar (PM) orienta a população a ter cuidado na hora de comprar os presentes. O tenente-coronel Antonio Zanatta Neto, comandante do 12º Batalhão, responsável pela segurança do Centro de Curitiba, diz que a desatenção e o uso do celular podem fazer a ocasião propícia para a ação de ladrões.

“Uma das nossas grandes preocupações nessa época do ano é a distração das pessoas com o uso do celular, o que facilita muito a ação dos bandidos”, afirma Zanatta. “Na hora das compras, orientamos ao consumidor que esteja atento e deixe para enviar mensagem ou mesmo jogar pelo celular quando estiver em um lugar mais tranquilo”, reforça o tenente-coronel.

Na quinta-feira (1º), o efetivo nas ruas de todo o estado foi reforçado para as rondas de fim de ano, até as 22 horas, para evitar ações de ladrões. A operação começou no dia seguinte ao pagamento do 13º salário e vai até a semana posterior ao Natal, quando o fluxo de pessoas ainda será grande para troca de presentes. Policiais do setor administrativo, bem como alunos que estão concluído a escola de formação da PM, sob a supervisão de policiais mais experientes, reforçarão o policiamento.

Confira algumas dicas da PM para não virar alvo dos bandidos durante as compras de Natal:

Celular

No momento em que estiver fazendo compras ou mesmo na rua, evite manusear o celular. É no momento de distração que os bandidos agem, e aquele instante em que você troca mensagens é ideal para o criminoso subtrair objetos de bolsas e mochilas e até mesmo do seu bolso. Além disso, dependendo do modelo, o próprio celular pode ser o alvo do bandido.

Bolsas e mochilas

No momento da compra, leve sempre a bolsa ou mochila na sua frente. Enquanto você está distraído vendo produtos, o ladrão pode facilmente retirar objetos se a sua bolsa ou mochila estiver nas costas. Se estiver na frente, o ladrão não tem como agir sem que você perceba.

Crianças

A Polícia Militar orienta os pais a identificar os filhos antes de sair de casa. É fácil: basta colocar uma pulseirinha ou mesmo um faixa de esparadrapo no braço da criança com o nome dela, do pai e um contato. Se durante as compras a criança se perder, o responsável será facilmente encontrado se ela estiver com essa identificação.

Dinheiro

Evite fazer compras com dinheiro em espécie. Quanto menos cédulas você portar nesse período do ano, melhor.O ideal é optar por compras com cartão, que pode ser cancelado caso seja perdido ou roubado. Além disso, orienta a PM, o cartão pode servir de prova caso o meliante seja detido com ele. Agora, se você realmente não tiver outra opção, distribua as cédulas nos bolsos da frente da calça ou casaco – jamais leve o dinheiro nos bolsos de trás da roupa.

Idosos

Geralmente pessoas de idade são alvos mais fáceis dos criminosos. Portanto, a orientação da PM é para conversar com os idosos da família para evitar fazer compras sozinhos. Na companhia de um filho ou um neto, os idosos ficam menos suscetíveis a roubos e assaltos.

Caixa eletrônico

A Polícia Militar também orienta as pessoas a evitar sacar dinheiro nessa época do ano. Mas, se for realmente necessário, a pessoa não deve contar o dinheiro no local em que fez o saque para não chamar a atenção. Além disso, caso precise de ajuda para operar o caixa eletrônico, a orientação é para procurar somente auxílio de funcionários do banco. Jamais aceite ajuda de estranhos.

Pessoas suspeitas

No caso de se deparar com pessoas em ações suspeitas, a orientação é sempre ligar para o telefone 190 da Polícia Militar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]