• Carregando...
Monsehor Fernando Ocáriz vai propor ao Congresso os nomes de seus vigários, bem como os membros dos Conselhos que irão auxiliá-lo à frente do Prelado nos próximos oito anos | Opus Dei/
Monsehor Fernando Ocáriz vai propor ao Congresso os nomes de seus vigários, bem como os membros dos Conselhos que irão auxiliá-lo à frente do Prelado nos próximos oito anos| Foto: Opus Dei/

O monsenhor Fernando Ocáriz foi nomeado nesta segunda-feira (23) pelo papa Francisco o novo prelado da Opus Dei. O papa confirmou o resultado da eleição feita no mesmo dia do terceiro congresso eletivo da Prelazia. Com a nomeação, Ocáriz deixa o cargo de vigário auxiliar da Opus Dei para ocupar o cargo que era do monsenhor Javier Evevarría, falecido no último mês de dezembro.

Nascido em Paris em 27 de outubro de 1944 de família espanhola que imigrou para a França durante a Guerra Civil da Espanha (1936-1939), monsenhor Ocáriz é o mais novo de oito irmãos. O novo prelado da Opus Dei é formado em Física pela Universidade de Barcelona e em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense, área da qual também tem doutorado pela Universidade de Navarra. Em 1971 foi nomeado sacerdote e passou a se dedicar à pastoral juvenil e universitária.

Ainda estudante de Teologia, Ocáriz conviveu em Roma nos anos 60 com São Josemaria Escrivá, fundador da Opus Dei. Desde 1986, é consultor de vários organismos da Cúria romana, como a Congregação para a Doutrina da Fé, Congregação para o Clero e o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. Nos anos 80, foi um dos fundadores da Universidade Pontifícia da Santa Cruz, em Roma, onde é professor emérito de Teologia Fundamental.

Membro da Academia Pontifícia de Teologia há 28 anos, foi nomeado vigário geral da Prelazia do Opus Dei em 1994. Dez anos depois, torna-se vigário auxiliar da Prelazia. Acompanhou o prelado anterior, dom Javier Echevarría, em visita pastoral a mais de 70 países.

Ocáriz vai propor ao Congresso os nomes de seus vigários, bem como os membros dos Conselhos que irão auxiliá-lo à frente do Prelado nos próximos oito anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]