• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Nove postos de gasolina foram fechados nesta sábado (25) em Curitiba e na região metropolitana durante a Operação Pane Seca, deflagrada pelo Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep). Segundo as investigações, os postos fraudavam a quantidade de combustível que saia de das bombas. Durante a operação, foram presas seis pessoas, outras seis seguem foragidas e estão sendo procuradas pela Polícia Civil do Paraná. A investigação teve início após denuncia da Associação Brasileira de Combate a Fraudes de Combustíveis (ABCFC).

POSTOS FECHADOS: Confira a lista de postos que foram lacrados

Para a fraude funcionar, eram instalados dispositivos eletrônicos nas bombas, os quais interrompiam o fluxo de combustível que saia pelas bombas, sem que houvesse a interrupção na medição da quantidade de litros a ser paga pelo consumidor. Assim, a quantia de combustível de fato inserido nos tanques era inferior ao registrado nas bombas. Estima-se que de 6% até 8% do abastecimento não entrava no tanque.

Dos postos fechados por determinação da justiça, seis estão em Curitiba, um em São José dos Pinhais e outro em Colombo, na região metropolitana. Também há indícios de que a organização criminosa esteja se expandindo para outros estados , como São Paulo e Santa Catarina.

Leia também: Morte de fiscal fez polícia antecipar operação em postos de gasolina

Durante o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão, os policiais do Diep encontraram diversas placas de bombas que eram usadas para a fraude, além de mais de R$ 800 mil em cheque e R$ 1,5 mil em espécie, computadores e pendrives.

Os seis presos durante a operação deste sábado foram levados para o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), unidade de elite da Polícia Civil do Paraná, e depois foram transferidos para a Casa de Custódia de Piraquara (CCP). A prisão é temporária. Entre os seis que seguem foragidos, estão o dono de uma conhecida churrascaria curitibana e o proprietário de quatro postos de combustíveis da cidade.

Postos lacrados por determinação judicial:

Curitiba:

Posto Master Tingui - Rua Monteiro Tourinho; N. 110

Posto Varejista Itaipu - Av. Presidente Kennedy ; N. 3374

Posto Karwell Petroleo e Participações Ltda - Av. Victor Ferreira do Amaral; N. 2628

Posto GRC Comércio de Combustíveis - Rua Doutor Leão Mocellin, N. 28

Posto JPS - Rua Cid Marcondes de Albuquerque, N. 2357

Auto Posto Midas Uberaba - Rua Capitão Leônidas Marques, N. 2199

São José dos Pinhais:

Posto Via Aeroporto - Av. Rocha Pombo, N. 3413

Colombo

Posto Comércio de Combustíveis RUBI - Rodovia da Uva, N. 1832

Posto Comércio de Combustíveis Colina - BR 116, KM 83, s/n

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]