• Carregando...

Cerca de 50 professores se concentraram em frente ao Núcleo Regional de Educação (NRE) em União da Vitória, no Sul do estado, ao meio dia desta segunda-feira (25). A intenção era impedir que o expediente no escritório ocorresse. O que acabou ocorrendo depois de muita negociação.

Segundo o chefe do Núcleo, Ricardo Brugnago, depois de negociar com os professores, ele conseguiu ir ao escritório e, com a ajuda de um auxiliar, retirar os pertences de funcionários que ainda estavam no local. Só depois, as portas foram fechadas e o alarme do prédio acionado.

Brugnago ainda reforçou que a Secretaria de Educação do Estado (Seed) temia pelo fechamento, contudo, até o horário do almoço nenhum comunicado havia sido feito para o escritório em União da Vitória. A intenção, agora, é enviar uma ata à Secretaria informando sobre a situação. “O pedido dos professores é para que não sejam protocolados os nomes de quem está em greve, mas alguns diretores já enviaram a lista de chamada e nós registramos”, afirma. Leia a cobertura completa da greve

A APP-Sindicato afirma que a ação vai contra os direitos de greve da categoria. “Eles [Núcleo de Educação] representam o governo e estão desempenhando um papel não muito agradável em repassar às regionais os nomes de quem está participando da greve”, diz Acir Moreira, um dos diretores do Sindicato em União da Vitória. “Estamos reunidos justamente para impedir que sejam descontadas essas faltas”, reforça. Com as faltas lançadas, os professores não são obrigados a repor as aulas.

Escolas voltam a funcionar

Conforme comunicado do Núcleo Regional, sete escolas de União da Vitória estão funcionando normalmente e outras dez de forma parcial. Nos outros oitos municípios assistidos pelo Núcleo, 14 escolas estão funcionando com efetivo completo e outras 12 em regime parcial. A orientação é para que os pais, antes de enviar seus filhos às escolas, liguem para verificar a situação das aulas.

Aulão comunitário

Seguindo o exemplo de outros grevistas no Paraná, professores da educação básica e também da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória, irão realizar um “aulão comunitário” nesta sexta (29) e sábado (30) na Praça Coronel Amazonas, área central. As aulas começam às 8 horas e encerram às 11 horas. O conteúdo é específico para alunos que vão prestar provas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ocorre nos dias 24 e 25 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]