• Carregando...
 | Mimixirica/Instagram/Reprodução
| Foto: Mimixirica/Instagram/Reprodução

Elas parecem bexigas penduradas no céu ou que foram desenhadas à mão. As nuvens mammatus, formações bastante raras na meteorologia, encantaram quem deu uma olhada no tempo nesta quarta-feira (18), em Curitiba e Região Metropolitana.

Internautas chegaram a registrar fotos do fenômeno ao entardecer e compartilhá-las com outros usuários nas redes sociais.

As nuvens mammatus, segundo a meteorologista do Simepar Sheila Paz, costumam se formar após tempestades. Ainda assim, não é sempre que tomam o céu. A única certeza, em relação a essas nuvens, é o que elas contam sobre o tempo.

No Litoral, chuva provoca alagamentos e gera novo alerta de ressaca

Leia a matéria completa

“Não é toda tempestade que traz esse tipo de nuvem, mas essas nuvens sempre vão vir após tempestades”, comenta a especialista.

O movimento de ascendência e descendência do ar é que o vai levar à formação parecida com pequenas bexigas. O processo de instabilidade atmosférica também ajuda nesta tarefa.

No caso desta quarta-feira, o toque final nas mammatus que puderam ser observadas ficou por conta da iluminação do entardecer. “Foi realmente lindo, os raios de sol bateram e deixaram um tom laranja nas nuvens”, assinala Sheila.

Essas nuvens mais raras puderam ser vistas em vários pontos da capital e municípios da RM, como Campo Largo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]