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Com as férias e as festas de fim de ano, muitas pessoas estão se programando para alugar um imóvel ou até mesmo um cômodo em uma outra cidade. Uma opção é o Airbnb. Embora pareça uma empresa mais informal do que muitas imobiliárias, o Airbnb tem algumas regras rígidas para garantir a confiabilidade dos serviços prestados por meio da plataforma. As normas atendem tanto aos anfitriões quanto aos hóspedes, que precisam estar atentos aos padrões definidos para que a viagem não resulte numa grande dor de cabeça.

Para entrar na plataforma, é necessário que o anfitrião redija um perfil contendo as características do espaço, as regras da casa, a rotina dos moradores, entre outros. Essa prática também é recomendada ao hóspede. É importante que o anúncio apresente a maior quantidade possível de detalhes para ajudar o hóspede a sentir-se confortável com o local e seus anfitriões, e vice-versa.

Uma vez fechada a locação, posso cancelar quando quiser?
Você pode. Mas vai perder dinheiro conforme a política de cancelamento que o anfitrião escolher usar. A política flexível, por exemplo, permite que haja reembolso integral das taxas de acomodação se o cancelamento foi feito com no mínimo 24 horas antes do horário do check-in. Já a política rigorosa garante reembolso de 50% até uma semana antes da chegada, sem contabilizar as taxas incluídas no serviço. No total, são seis políticas de cancelamento. Confira todas aqui.

Obs: para alguns casos específicos, como morte e doenças graves que impeçam a viagem, o Airbnb aceita avaliar se é válido desconsiderar a política de cancelamento do anfitrião.

O anfitrião desistiu de me receber. Como fica a minha situação?
Se o anfitrião cancelou sua reserva, a empresa permite que você transfira o pagamento para uma nova reserva do Airbnb ou, se preferir, solicite um reembolso.

O anfitrião pode sofrer penalidades em casos de cancelamentos de reservas?
Sim. A empresa acredita que os cancelamentos podem afetar a confiança na comunidade do Airbnb e por isso possuir regras e penalidades para isso. Se o cancelamento for alertado mais de 48 horas antes do check-in, a empresa desconta 50% do valor do pagamento que o anfitrião teria recebido pela reserva (até um valor máximo de $100 dólares americanos). Se for em menos de 48 horas antes do check-in, essa taxa aumenta para 100% do valor do pagamento da reserva (até um valor máximo de $500 dólares americanos). Algumas circunstâncias atenuantes, assim como o cancelamento para hóspedes, podem livrar essas taxas.

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