• Carregando...
O general Ayrton Pereira Tourinho na posse no comando da 5ª regiao em Curitiba, em 1971. | Fotos/Arquivo de família
O general Ayrton Pereira Tourinho na posse no comando da 5ª regiao em Curitiba, em 1971.| Foto: Fotos/Arquivo de família

O mês de março de 2015 marca o centenário do general Ayrton Pereira Tourinho, consagrado como o primeiro paranaense a conquistar o título de general quatro estrelas do Exército. Campeão de xadrez e apaixonado por esportes, ele descende da família Tourinho, que participou ativamente do desenvolvimento de Curitiba e do estado do Paraná.

O general em um desfile das forças militares, em 7 de setembro, em 1940.

Ayrton Pereira Tourinho, nascido em 13 de março de 1915, já estava destinado a ter uma carreira dedicada às armas. Em casa, admirava o pai, o coronel Plínio Alves Monteiro Tourinho, um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná, o tio, general Mário Alves Monteiro Tourinho, um dos heróis do cerco da Lapa, e o avô, o capitão-engenheiro Francisco Antônio Monteiro Tourinho, um dos construtores da Estrada da Graciosa e da ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá.

Ao começar a carreira militar como aspirante, em 1934 e, ainda solteiro, Ayrton não imaginava que seria o primeiro paranaense a alcançar o posto mais alto do exército. Aos 19 anos, trabalhou no 5.º Batalhão de Engenharia e ajudou a construir as rodovias Curitiba-Capela da Ribeira e Curitiba-Joinville, além da Estrada da Ribeira. No posto de coronel, comandou o Batalhão Ferroviário de Rio Negro, que construiu a linha entre Rio Negro e Lages, em Santa Catarina.

Novo quartel e vulto emérito

O pesquisador Jorge Luiz Vieira lembra que o general Tourinho foi um dos responsáveis pela construção do novo quartel da então 5.ª Região Militar e Infantaria, no Pinheirinho, no governo Parigot de Souza. Foi no ano de 1973 também que a 5ª Região Militar e Infantaria, sob o comando de Tourinho, passou a se chamar 5.ª Região Militar e 5.ª Divisão do Exército.

No mesmo ano, o então prefeito Jaime Lerner concedeu o título de vulto emérito de Curitiba para o primeiro paranaense de quatro estrelas. À época, o general Tourinho declarou: “Somente o desejo ardente de servir ao Exército deu-me forças para afastar-me de Curitiba. Ao Exército Brasileiro dediquei considerável parcela da minha vida, prestando serviços do Rio Grande do Sul ao Amazonas e onde pude participar dos grandes eventos que marcaram de forma positiva o destino de nosso Brasil”. (WB)

Cronologia

General Tourinho teve uma carreira militar de mais de três décadas:

1934 - Saiu aspirante;

1935 - Trabalhou no 5º Batalhão de Engenharia;

1948 - Cursou o Estado Maior do Exército;

1950 - Veio para Curitiba e ficou na Comissão Militar de Rede;

1 963 - Foi para Rio Negro no II Batalhão Ferroviário;

1965 - Nomeado adido militar na Embaixada do Brasil no Chile;

1967 - Saiu General de Brigada;

1971 -Nomeado General de Divisão (5ª Divisão do Exército e Infantaria);

1973 - Nomeado Vulto Emérito de Curitiba;

1974 - Transferiu o Quartel General da 5ª Região Militar para o Pinheirinho;

1976 - Nomeado General de Exército – Alto Comando do Exército;

1977 - Comandante Geral de Departamento de Engenharia;

1978 -Foi para a Reserva.

Durante o caminho, no agitado ano de 1939, marcado pelo início da Segunda Guerra Mundial e do pelo decreto do presidente Getúlio Vargas, que criava o Departamento de Imprensa e Propaganda, o futuro General Tourinho conheceu Gleuza Medeiros, com quem se casou. Eles tiveram três filhas, nove netos e dezenove bisnetos.

Tourinho, recebendo uma comenda no Chile, em 1966.

No início da década de 1940, o General Tourinho serviu em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, onde trabalhou construindo pontes, estradas de ferro e de rodagens, tarefa do exército naquela época. A viagem continuou, e no ano seguinte foi para os Estados Unidos, e quase se envolveu na Segunda Guerra Mundial. “Por sorte a Guerra acabou e ele não precisou servir”, lembra Glay Miró Tourinho, filha do general.

Reconhecido pelo trabalho, o paranaense foi designado responsável pelo Comando Militar na Amazônia. Em Rio Negro, no Paraná, assumiu o mais alto posto nos Batalhões Ferroviários, atuando durante o Golpe Militar de 1964. Em 1965, foi nomeado adido militar na Embaixada do Brasil no Chile. Também chefiou o Departamento de Vias e Transportes do Exército; foi comandante da Escola Superior de Guerra; chefe do Departamento Geral do Pessoal; do Departamento de Engenharia e Comunicações do Ministério do Exército. A trajetória chegou ao fim em 2 de dezembro de 2005, quando o general faleceu, aos 90 anos.

O gosto do general pelo esporte e pela estratégia

Do futebol ao basquete, passando pelo xadrez, o general Ayrton Pereira Tourinho era um verdadeiro apaixonado pelos esportes.

A Revista Placar Magazine de 15 de junho de 1973, conta que, embora coxa- branca fervoroso, o general Tourinho, que na época comandava a 5ª Região Militar do Exército, foi o responsável pela volta do Colorado ao Campeonato Paranaense naquele ano. Segundo a publicação, “o Colorado, pressionado por algumas alas, mostrava-se disposto a voltar à disputa, mas não queria de jeito nenhum pedir isso ao presidente da Federação, José Milani, e precisava de alguém para resolver o problema e o general Tourinho aparecia como homem ideal.”

Efeitos

Resolver problemas e mostrar os caminhos era uma das grandes qualidades de Tourinho. “Ele sempre tinha uma luz no fim do túnel, nunca levantava a voz, era um general light”, lembra a filha Elaine Tourinho Beraldi. “Bastava ele olhar e a gente sabia que ele não estava de acordo com algo”, completa a filha Glay.

Consagração

O senador Accioly Filho, na época da consagração do primeiro paranaense quatro estrelas, o posto máximo da hierarquia militar, destacou a personalidade do general Tourinho: “Na convivência, quer de ordem profissional, quer de ordem pessoal, deixou por onde passou e principalmente no nosso Estado, onde tivemos oportunidade de conviver mais de perto com Sua Excelência, grande plêiade de admiradores pela sua maneira tranquila, justa e sábia de comandar”.

A filha Glay Miró Tourinho conta que o general era um esportista entusiasmado e chegou a jogar futebol e basquete. Tinha o hábito de caminhar pela Rua XV de Novembro, no Centro, e parava no Clube de Xadrez, pelo qual foi tetracampeão na década de 40.

Carreira

O planejamento, o estudo do adversário, e as diversas técnicas que típicos dos bons enxadristas certamente auxiliaram o general Tourinho em sua carreira militar a conquistar o título de primeiro paranaense General Exército Quatro Estrelas. É a patente mais alta dos oficiais da ativa. Na época da ditadura militar, o Exército tinha catorze estrelas, sendo quatro em comandos de exércitos, um na chefia do Estado-Maior e outros quatro na Chefia de Departamentos Administrativos. Juntos, formavam o Alto Comando Militar. (WB)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]