• Carregando...
Comércio fechado no Centro de Curitiba: por causa de dia de manifestações, algumas lojas não abriram nesta quarta-feira (15) na cidade. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Comércio fechado no Centro de Curitiba: por causa de dia de manifestações, algumas lojas não abriram nesta quarta-feira (15) na cidade.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Transporte coletivo

Apesar da decisão judicial que determina a circulação de 50% da frota nos horários de pico e 40% em outros horários, o transporte coletivo de Curitiba ficou totalmente parado (15) na manhã desta quarta-feira. Para tentar reduzir o impacto da paralisação, a prefeitura está cadastrando veículos particulares para que sejam autorizados a transportar passageiros.

Escolas municipais

De acordo com o balanço divulgado pelo Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), 140 escolas municipais ficaram fechadas. Ao todo, 184 escolas compõem a rede municipal de ensino. Segundo Gabriel Conte, diretor do sindicato, a greve não termina neste dia 15. A paralisação continua por tempo indeterminado, uma vez que a categoria cobra, além das pautas nacionais, a implantação do plano de carreira municipal.

Escolas estaduais

A Secretaria Estadual da Educação informou que das 2,1 mil escolas da rede de ensino em todo o Paraná, 5% estão totalmente fechadas, 58% funcionam parcialmente e 37% operam normalmente. Segundo a APP-Sindicato, que representa os professores, 80% da categoria aderiu à paralisação. Ainda não há um balanço específico das escolas estaduais de Curitiba.

A greve dos professores estaduais também é por tempo indeterminado. Entre as demandas específicas do sindicato está a suspensão da decisão de diminuir a hora-atividade dos professores.

TEMPO REAL: Acompanhe a greve geral em Curitiba

Garis

O serviço de coleta de lixo e varrição de ruas está paralisado em Curitiba durante toda esta quarta-feira (15). Na quinta-feira (16), o serviço volta a operar normalmente. Em decorrência da paralisação, a prefeitura pede que a população não deixe o lixo disposto para a coleta nesta quarta.

Bancos

Os bancários de Curitiba fecharam 35 das cerca de 300 agências da capital paranaense. A maior das agencias fechadas está concentrada na região central da cidade – todas as agências do eixo centra, na Rua XV de Novembro e na Avenida Marechal Deodoro, não abriram hoje. Além disso, os bancários fecharam também os centros administrativos dos bancos.

Imagens dos dia de paralisações em Curitiba

INSS

Nas quatro agências do INSS de Curitiba apenas o serviço de perícias médicas foi mantido. Outros serviços como aposentadorias e pensões não estão sendo executados. Segundo Nelson Luiz Malinowski, diretor do Sindiprevs, sindicato que representa os servidores da Previdência, as perícias foram mantidas porque estão levando cerca de 40 dias para serem agendadas, portanto sua suspensão trarias muitos prejuízos à população.

Polícia Civil

O trabalho da Polícia Civil funcionou normalmente neste dia de paralisações. De acordo com o Sindicato dos Delegados da Polícia Civil (Sinclapol), a orientação para a categoria era de que os funcionários seguissem a escala e os demais, que estão de folga, participassem de ações de mobilização.

Armazéns e sacolões

Devido à paralisação no transporte coletivo, o Armazém do Capão Raso ficou fechado pela manhã, mas já foi reaberto. No caso dos Sacolões da Família, os de Santa Cândida e Osternack não funcionam.

Comércio

Em alguns pontos do centro de Curitiba, a greve geral levou ao fechamento de estabelecimentos comerciais. É o caso de algumas lojas da Rua Pedro Ivo. Em outras áreas, como na Avenida Marechal Floriano, há pontos comerciais abertos.

Saúde

As unidades de saúde funcionam normalmente, segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. A pasta informou que colocou em prática nesta quarta-feira (15) uma ação de carona solidária e com veículos para buscar funcionários em casa. A medida tem como objetivo minimizar qualquer prejuízo à população, por conta da greve no transporte. Até o momento, conforme a pasta, as unidades de saúde funcionam normalmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]