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A descida dos personagens pelas janelas do hospital foi a ação final da campanha de humanização do HNSG. Para criar expectativa, alguns pacientes receberam durante o café da manhã nos últimos dias um convite para escrever o que pediriam a um super-herói se tivessem a oportunidade de encontrá-los. A resposta ao questionamento foi a de que quase todos queriam a melhora instantânea, segundo o psicólogo José Roberto Palcoski.

A dinâmica proposta pela equipe de médicos e funcionários foi de quebrar a rotina do hospital. “Com isso, é possível renovar a expectativa de esperança”, lembra Palcoski. Além do sentimento de esperança, também há uma melhora com a autoimagem. “Os pacientes ficam motivados e com bom humor é possível uma rapidez nos resultados. É uma intervenção diferente da medicação”.

O segredo para o bem-estar do paciente internado em hospital faz parte de um tripé, diz o psicólogo. “Muito afeto, espaço para escutar e levar a sério as dores que ele diz ter”. A ideia da intervenção foi inspirada em ações semelhantes realizadas por outros hospitais nos Estados Unidos. No Brasil, foi realizada por apenas um Hospital em São Paulo.

Exemplos

Em outras ações similares, o Hospital Nossa Senhora das Graças produziu, em 2012, o vídeo Stronger. A proposta era ampliar a doação de medula. Em 2013, o vídeo “Viver Vale a Pena”, em busca da recuperação do paciente com a divulgação de histórias de superação. Já em 2014, o vídeo “Vem doar” foi uma campanha pela doação de sangue.

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