• Carregando...

O HC possui 14 leitos de UTI e 15 unidades semi-intensivas. Além dos oito pacientes com sintomas da nova gripe, existem 20 pessoas internadas com outras doenças

Oito pessoas com suspeita de gripe suína foram encaminhadas ao Hospital de Clínicas (HC) para avaliação nessa sexta-feira (24) pelos centros de urgências médicas da capital. Outras oito pessoas já estavam internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HC porque apresentaram sintomas de doenças respiratórias graves e aguardam resultado de exames para saber se estão ou não contaminadas com o vírus da gripe A H1N1.

O HC possui 14 leitos de UTI e 15 unidades semi-intensivas. Além dos oito pacientes com sintomas da nova gripe, existem 20 pessoas internadas com outras doenças.

Na tarde desta sexta-feira (24), por volta das 19 horas, não havia vagas na UTI no HC, pois o 29º leito estava em manutenção. Mas, o HC afirmou que em breve resolverá a questão e que a qualquer momento podem ser abertas novas vagas.

Para que os leitos possam ser liberados para os pacientes com suspeita da gripe suína, os demais pacientes serão tranferidos. A diretora geral do HC, Heda Maria Barska, afirmou ao jornal Gazeta do Povo que o hospital fará a realocação dessas 20 pessoas para outros hospitais da cidade nas próximas 48 horas.

Segundo ela, o HC tem capacidade para abrir mais seis vagas de UTI, para isso será feita a realocação de aparelhos do pronto-atendimento. Outra possibilidade será o encaminhamento de aparelhos de outros setores do hospital para a ala que foi direcionada aos pacientes da nova gripe. Nesse caso seriam 35 leitos.Mas, a diretora geral do hospital disse que acima de 30 leitos na UTI, a situação já poderá ser considerada como emergencial.

Outros cuidados

O HC informou que as visitas semanais foram reduzidas de duas para uma e que cada paciente poderá ter apenas um acompanhante. O hospital reforçou o alerta para que qualquer pessoa visitante que tiver qualquer suspeita de gripe, não vá até o hospital, para que não haja risco de contágio em outras alas.

Além disso, as funções administrativas do hospital também foram reduzidas, para diminuir o número de pessoas circulando no local. A recomendação é para que as pessoas que necessitam buscar qualquer tipo de protocolo no HC, esperem um pouco mais, se for possível.

Morte suspeita

De acordo com o telejornal Paraná TV, uma pessoa morreu no HC com suspeita da nova gripe. Dois médicos também teriam sido afastados porque estariam com suspeita de gripe suína.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]