• Carregando...
 | /
| Foto: /

Uma onça-parda (Puma concolor) foi flagrada “descansando” no meio da floresta na reserva de Salto Morato, em Guaraqueçaba, Litoral do Paraná. As imagens foram divulgadas nesta segunda-feira (1º) pela Fundação Grupo Boticário, mantenedora da unidade de conservação.

Assista ao vídeo

O vídeo, de pouco mais de 1 minuto, foi captado por câmeras “trap”, que são colocadas dentro de locais estratégicos do parque, que conserva um importante trecho contínuo de Mata Atlântica. Salto Morato é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e é aberta para visitação pública. Em 1999, foi reconhecida pela Unesco como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade.

A presença da onça, segundo os biólogos, é um sinal de que o bioma está preservado, já que o animal se encontra no topo da cadeia alimentar da região. Ou seja, para que ele esteja presente é necessário que a base da pirâmide também esteja conservada. A presença da onça, por sua vez, também contribui para a manutenção do equilíbrio ecológico da região. O monitoramento por câmeras ajuda os pesquisadores a identificar e monitorar a fauna local, além de permitir o planejamento de ações de conservação dentro da reserva.

Segundo informações da Fundação Grupo Boticário, a onça-parda é o mamífero terrestre com maior distribuição nas Américas – do Canadá à Patagônia. No Brasil, onde vive principalmente na região da Mata Atlântica, a espécie está ameaçada de extinção. Há menos de mil indivíduos da espécie no país, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

De hábitos noturnos, o puma é um animal solitário, territorialista e mais ativo ao entardecer e à noite. A espécie se alimenta de animais da região, desde aves e peixes até capivaras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]