• Carregando...

A Operação Lei Seca chegou à marca de dois milhões de motoristas abordados em suas blitzes, nesta quinta-feira (3). Desde 2009, já foram registrados mais de 146 mil casos de alcoolemia, o que na prática significa retirar milhares de motoristas que haviam ingerido bebida alcoólica das ruas, segundo a Secretaria de Estado de Governo. O Rio é o estado que mais reduziu mortes no trânsito no Brasil.

“A grande lição que a Operação Lei Seca traz é que é possível mudar o comportamento da sociedade através de uma política pública eficaz. A conscientização de cariocas e fluminenses quanto ao risco de misturar álcool e direção permitiu com que milhares de vidas fossem salvas”, destaca o coordenador da operação, tenente-coronel Marco Andrade.

Ao longo dos anos, é possível constatar a redução no número de motoristas flagrados nas blitzes no estado. O número chegou a 20%, no início da campanha, em 2009. Em 2011, a relação entre condutores alcoolizados e o total de abordados pela Operação lei Seca era de 9,7%. Em 2015, a taxa está em 7,3%.

Há três anos, a operação registrou o maior número de flagrantes: 31.557 casos. A estatística está em queda desde então. Em 2014, foram 18.374; uma redução de 41,7%. Entre 2008 e 2013, o Rio diminuiu em 12% o número de vítimas de trânsito. Em contrapartida, o Brasil registrou média de crescimento de 10% no mesmo período.

Uma pesquisa do ‘Rio como Vamos’ mostrou que os motoristas cariocas parecem estar mais conscientes sobre os perigos de combinar bebida e direção. Só este ano, 29.271 pessoas foram multadas. Na comparação entre o primeiro e o segundo trimestre de 2015, a queda no número de penalidades aplicadas foi de 40%. Como costuma haver variações entre semestres, no entanto, ainda não é possível saber se o cenário será positivo este ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]