• Carregando...

Ao testemunhar duas grandes amigas passarem por essas dificuldades ao cuidarem de suas mães, a pedagoga e especialista em neuropsicologia Elizabeth Piovezan decidiu fundar o Instituto Alzheimer Brasil. O IAB foi criado para oferecer orientação e apoio aos cuidadores de pessoas com Alzheimer. Veja algumas dicas do IAB para reconhecer os sinais da doença:

1. Perda de memória: o enfraquecimento da memória sobre informações e acontecimentos recentes é o sintoma mais conhecido da doença.

O apoio na luta contra o Alzheimer

O responsável por cuidar do doente tem de lidar com isolamento e solidão e também precisa de atenção. Instituto em Curitiba dá uma mãozinha

Leia a matéria completa

2. Perda de capacidade de concentração: pode se manifestar de várias formas, da hora de fazer planos até a realização de tarefas conhecidas.

3. Dificuldades cotidianas: englobam problemas para dirigir em local familiar, usar o telefone ou seguir uma receita conhecida.

4. Perda de noção de tempo e espaço: esquecimento de datas, estações e passagem das horas; alguns esquecem onde estão ou como chegaram ali.

5. Problemas de percepção visual: muitas vezes são confundidos com problemas de visão. O doente tem dificuldade para ler, identificar uma cor ou imagem.

6. Dificuldade de conversar: lapsos de memória durante uma conversa ou repetição de frases e palavras são sinais de alerta.

7. Distração: nota-se maior facilidade para perder objetos ou esquecer onde os guardou.

8. Perda da capacidade de julgamento: algumas pessoas perdem o discernimento quanto ao uso de dinheiro, ao vestuário e ao asseio pessoal.

9. Perda do convívio social: é perceptível a dificuldade em manter interações antes normais.

10. Mudança de humor e personalidade: pessoas com Alzheimer podem se tornar confusas, desconfiadas, ansiosas ou deprimidas; algumas ficam agressivas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]