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Às vésperas do prazo máximo para realizar a portabilidade, que se encerra nesta sexta-feira (30), usuários da Unimed Paulistana enfrentam filas e levam até seis horas para serem atendidos.

“Cheguei às 11h e minha senha é 826”, disse o contador Antônio Carlos de Freitas, 45. “É um total descaso, eu vou ser atendido daqui a pouco [17h]. A que horas eles vão atender quem chegar agora?”, questionou.

Sem condições financeiras para cumprir seus contratos, a empresa foi obrigada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), no mês passado, a entregar a carteira de clientes a outros gestores.

Os beneficiários da Unimed Paulistana podem migrar para planos de três operadoras do mesmo sistema - Central Nacional Unimed, Unimed Fesp e Unimed Seguros.

O número de pedidos por dia pela portabilidade tem aumentado nessas últimas semanas, segundo a assessoria de comunicação da operadora, que não divulgou os dados. “Não sabemos precisar ainda os números, mas sabemos que a demanda tem sido maior do que o normal.”, informou por telefone à reportagem.

A espera e as filas causam insegurança em quem quer realizar a mudança, mas só procurou as operadoras agora. “Minha esposa faz acompanhamento médico e não podemos ficar sem isso. Assim que soube, vim correndo para fazer a portabilidade. Estou com medo de não ser atendido, mas ficarei até conseguir, mesmo que seja meia noite”, disse Freitas.

Em nota, a empresa disse que “devido a questões operacionais”, a quantidade de transferências realizadas pelos antigos beneficiários da Unimed Paulistana “não serão divulgados antes que seja finalizado o prazo para a portabilidade extraordinária”.

Segundo o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado pelo Ministério Público em conjunto com a ANS e as três operadoras da Unimed, os usuários do plano de saúde devem ter recebido em suas residências uma carta contendo informações sobre a portabilidade.

Freitas, no entanto, diz não ter recebido nada em casa. “Soube na internet que sexta-feira era o último dia para fazer essa transferência e vim correndo para evitar filas, mas perdi o dia aqui esperando”, disse.

A Unimed Brasil informou, ainda em nota, que encaminhou a carta, conforme instrui o TAC, aos 150 mil clientes de planos individuais ou familiares e coletivos empresariais com até 30 funcionários da Unimed Paulistana até dia 20 de outubro, prazo determinado no TAC.

Usuários devem apresentar os seguintes documentos para pedir a mudança:

- Comprovação de pagamento de quatro boletos da Unimed Paulistana referentes aos últimos seis meses;

- Cartão da Unimed Paulistana;

- Identidade (RG);

- CPF;

- Comprovante de residência;

Dúvidas

Para sanar dúvidas, basta entrar em contato com as operadoras nos seguintes telefones:

- Central Nacional Unimed: 0800 94 25 888;

- Unimed Seguros: 0800 020 78 55;

- Unimed FESP: 0800 702 0400;

- Unimed do Brasil: 0800 941 29 99.

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