• Carregando...
 | ALESSANDRO BIANCHI/REUTERS
| Foto: ALESSANDRO BIANCHI/REUTERS

O papa Francisco abençoou nesta segunda-feira (29) o pálio que 46 arcebispos metropolitanos receberão, entre eles o de Curitiba (Paraná), Dom José Antônio Peruzzo, durante a missa de solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, realizada na basílica de São Pedro, no Vaticano.

Dom José nasceu em Cascavel e foi ordenado padre no dia 22 de dezembro de 1985. Foi nomeado arcebispo metropolitano de Curitiba em janeiro e assumiu o cargo em março deste ano.

Divulgação/Padre Fabiano Dias Pinto

Durante a celebração da missa, o pontífice lembrou as perseguições aos cristãos no passado e ainda hoje. O pálio é uma faixa de lã branca decorada com bordados em formato de cruz, colocada sobre os ombros dos arcebispos e que simboliza a ovelha carregada por Jesus Bom Pastor.

“A Igreja quer-vos homens de fé, mestres de fé: que ensinem os fiéis a não terem medo de tantos Herodes que afligem com perseguições, com cruzes de todo o gênero. Nenhum Herodes é capaz de apagar a luz da esperança daquele que crê em Cristo”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença da delegação do Patriarcado Ortodoxo de Constantinopla, que tradicionalmente participa da missa de solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, assim como uma delegação da Santa Sé viaja para Istambul, na Turquia, sempre no dia 30 de novembro por ocasião do dia de Santo André.

Dom José Antônio Peruzzo

O arcebispo de Curitiba é natural de Cascavel, nasceu em 1960 e foi ordenado padre em 1985. Foi nomeado bispo de Palmas e Francisco Beltrão pelo papa Bento XVI, em 24 de agosto de 2005, e ficou no comando daquela diocese de 11 de dezembro de 2005 até março de 2015. Tem mestrado e doutorado em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]