• Carregando...

A última sexta-feira marcou um ano do início da operação volume morto no sistema Cantareira, em São Paulo. Foi o epicentro da crise hídrica vivida pelo estado vizinho, mas que ligou um alerta em toda a sociedade brasileira. A crise hídrica bateu à porta do brasileiro e o Smart City Business America Congress & Expo também vai tratar do assunto.

Diretor técnico e comercial da Sustentech Desenvolvimento Sustentável, Marcos Casado vai falar também no próximo dia 21 sobre como transformar sua casa ou condomínio em um ambiente mais sustentável. “Buscamos otimização energias hídrica e elétrica. Com isso, conseguimos reduzir de 30 a 60% de água e 35% a 40% na parte energética”, afirma. E ele jura que isso não é milagre. A economia vem por meio do tratamento e reaproveitamento da água gerada pelo imóvel e também da troca de equipamentos hídricos e elétricos mais onerosos por outros mais eficientes – como torneiras, válvulas e lâmpadas.

Casado explica que o imóvel não precisa ter sido construído já dentro desse conceito. Para exemplificar, o empresário cita os arranhas céus paulistanos envidraçados. “Apenas colocando uma película nos vidros conseguimos reduzir o uso de lâmpadas e também do ar condicionado, por aproveitarmos melhor o calor e a luz natural”.

A Sustentech existe desde 2007. Mas foi a partir do volume morto da Cantareira que ela passou a ser mais requisitada. “As pessoas não tinham muito consciência, agora percebem isso no bolso e nas torneiras. Houve a necessidade de alternativas”, diz Casado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]