• Carregando...

A partir desta segunda-feira (1º) e até o próximo domingo (7), a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade promove uma campanha de arrecadação de lixo eletrônico, que será utilizado para oficinas de robótica. A campanha acontece em meio ao Paraná em Ação, uma feira de serviços gratuitos que acontece na Praça Nossa Senhora de Salete, das 9h às 17h.

"Como o Paraná é pioneiro na lei de lixo eletrônico, que esta sendo regulamentada pela Secretaria de Meio Ambiente traremos um projeto de robótica feito com sucata", explicou à Agência Estadual de Notícias Marcírio Machado, coordenador geral do Paraná em Ação e chefe de gabinete da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade.

Podem ser doados computadores, mouses, CDs, DVDs, telefones fixos e celulares, carregadores, fitas de vídeo e aparelhos de videogames, além de eletroeletrônicos. O material arrecadado também será usado para construção do robô Dom Pedro – em homenagem a Semana da Pátria.

O engenheiro civil Maurício Beltrão Fraletti é o responsável pelo projeto Robótica Sem Mistério – Um Desafio para Futuros Campeões, desenvolvido atualmente no campus Litoral da Universidade Federal do Paraná e voltado para estudantes e comunidade.

"É um projeto muito complexo, que basicamente mostra que nem tudo que é velho é lixo. Se você despertar sua criatividade e ser persistente poderá realizar, a partir do lixo, um projeto ou protótipo de um projeto para concretiza a idéia. E ainda fazer arte e ciência com preocupação com o meio ambiente" disse.

Paraná em Ação

De acordo com Machado, o evento tem como objetivo integrar a sociedade, e desenvolver cidadania, empreendedorismo e empregabilidade. Dentre os serviços oferecidos estão confecção de documentos, casamentos coletivos, serviços judiciários, recreação cultural e esportiva, estética e exames de saúde.

Além das oficinas, haverá prestação de serviço, atividades recreativas, e novidades, como passeio virtual para conhecer o funcionamento da Itaipu, show de física organizado pela Petrobras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]