• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Com aproximadamente 2,9 milhões de pessoas nos grupos que devem ser imunizados durante a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começa na próxima segunda-feira (25), o Paraná precisa vacinar cerca de 2,3 milhões delas para atingir a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

“Em 2015, fomos o primeiro estado a atingir a cobertura vacinal. Espero que isso aconteça de novo dentro do período”, diz o coordenador de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), João Luis Crívello.

Crivello afirma que o estado espera até superar a meta estabelecida, o que pode ocorrer devido ao surto precoce de H1N1 que já levou milhares de pessoas a comprarem a imunização. “A expectativa nossa é de que a população vá buscar a vacina o mais precoce possível. Vai ter uma grande demanda, principalmente na primeira semana”, prevê o representante da Sesa. Segundo ele, filas devem acontecer, principalmente no dia 25 de abril, primeiro dia de campanha.

Quem pode tomar a vacina?

Crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, mulheres que tiveram filhos até 45 dias antes da imunização, idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, população indígena, funcionários de penitenciárias e população carcerária.

Há pedidos para que outros grupos, como professores e alunos de escolas públicas, sejam incluídos no grupos prioritários. Mas a Secretaria Municipal de Saúde explica que os grupos são determinados a partir de pesquisas que identificam aqueles que têm maior propensão de desenvolver casos graves da doença e a doses são distribuídas entre os municípios de acordo com o número de representantes destes grupos em cada cidade. Assim, a inclusão de novos grupos poderia prejudicar aqueles que correm mais risco com a gripe.

Por isso, é preciso que as pessoas tenham calma e lembrem que o estado vai iniciar a vacinação com 48% do total de doses destinadas a ele. “Estamos tendo entrega gradativa, até porque os laboratórios não têm condições de receber tudo de uma só vez”, diz.

Ao todo, serão 3,1 milhões de doses (com as perdas previstas pela Sesa, sobrarão 2,9 milhões de doses). Para a semana que vem está prevista a entrega de mais 10% das doses. Outras duas remessas devem ser enviadas nas semanas de 02 e 09 de maio. A campanha deve ser encerrada no dia 20 de maio, mas caso os estados não atinjam a meta, ela pode ser prorrogada.

Dia D

Apesar do início da campanha ter sido antecipado no Paraná, o Dia D – dia de mobilização especial para vacinação contra a gripe – será no sábado, 30 de abril. A data foi estabelecida pelo Ministério da Saúde e deve servir para vacinar aqueles que não conseguem ir aos postos de saúde durante o funcionamento normal, que é de segunda a sexta-feira. Nesse dia, todos anos, é possível receber a dose em supermercados e shoppings.

Segundo Crivella, cada município decide exatamente o horário de funcionamento dos locais de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba informou que esse e outros detalhes do Dia D ainda não foram decididos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]