• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Quem mora no Paraná sabe que o frio foi assunto constante nas redes e rodas sociais durante o mês inteiro de junho. Os comentários não foram à toa: de acordo com o Simepar, que observa a média histórica no estado desde 1997, junho de 2016 foi o mais gelado. Nos últimos onze anos, foram registradas temperaturas negativas durante o mês de junho em 2004, quando fez -0,3°C, em 2011, registrando -0,9°C e neste ano, quando no dia 13 os termômetros registraram -1,3°C.

Confira a previsão do tempo para a sua cidade

Temperatura pode subir 3°C se meta para conter aquecimento continuar ‘modesta’

Leia a matéria completa

A média das temperaturas do mês também foi mais baixa em comparação com o ano passado. A média das mínimas registradas foi de 11,2°C - cerca de três graus a menos do que em 2015, em que a média foi de 14,4°C. As máximas também foram mais baixas: enquanto no ano passado a média das temperaturas mais altas foi de 20°C, em 2016 não passou dos 17,2°C.

O meteorologista do Simepar, Fernando Mendes, também aponta que, em 2015, junho foi menos chuvoso. “Neste ano tivemos mais chuva em junho, distribuída por todo o estado do Paraná”, apontou.

Tendência de um julho gelado

O mês de julho chega trazendo um alento para quem não gosta de frio, mas, infelizmente, ele não dura muito tempo. De acordo com Mendes, a tendência é que o frio intenso apareça novamente durante o inverno. “Esperamos mais ondas de frio entre os meses de julho e agosto”, disse.

Apesar da estação, “calorzinho” continua

Nesta sexta-feira (1°), a estabilidade mantém o tempo agradável em todo Paraná, com temperaturas que podem chegar próximas dos 30°C no norte do estado. Em Paranavaí, a máxima prevista é de 27°C. Nos Campos Gerais, Curitiba, região metropolitana e litoral, há presença de nuvens no início do dia, mas o sol aparece no decorrer da tarde. A mínima para a capital é de 10°C e a máxima é de 21°C. A tendência é que o frio só volte na próxima quinta (7), com previsão de 5°C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]