• Carregando...
Confira as áreas de risco no Paraná |
Confira as áreas de risco no Paraná| Foto:

Foz do Iguaçu - O número de municípios do Paraná com recomendação de vacina contra febre amarela saltou de 58 para 215. O novo mapa do Ministério da Saúde, divulgado na segunda-feira, leva em conta o surgimento de casos fora dos limites anteriormente estabelecidos para ocorrência da doença. Em 2008, o estado registrou seis notificações em humanos, com três óbitos, além da contaminação em macacos.

Em uma das mortes, em Laranjal (Centro-Sul), a 423 km de Curitiba, a vítima contraiu o vírus no próprio estado. As outras duas ocorrências foram importadas de outras regiões do Brasil. As mortes de animais ocorreram em cidades como Rio Bonito do Iguaçu, Saudade do Iguaçu, Toledo, Palotina, Pato Bragado, Nova Santa Rosa e Marechal Cândido Rondon.

A recomendação é vacinar a população das localidades listadas. Quem viajar para as áreas de risco também deve ser vacinado com pelos menos 10 dias de antecedência. A nova relação abrange as regionais de saúde de Guarapuava, Pato Branco, Campo Mourão, Cianorte, Ivaiporã, e mais algumas localidades sob a alçada das regionais de Francisco Beltrão, Cascavel, Umuarama, Paranavaí e Toledo.

A Secretaria de Saúde quer vacinar 1.306.648 moradores das áreas de risco. O objetivo é iniciar uma campanha daqui a três meses e assim garantir o intervalo recomendável entre a vacinação da dupla viral (rubéola e sarampo), concluída na sexta-feira passada. "Desde 1999, a vacina contra febre amarela integra a rotina de imunização em todos os municípios paranaenses, com exceção de Curitiba", lembra a responsável pelo setor de Febre Amarela da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná, Ângela Maron de Mello. Segundo ela, o lote de vacina já foi solicitado ao Ministério da Saúde.

O vírus da febre amarela é transmitido a humanos e a outros primatas por mosquito. Conforme a Secretaria de Saúde, o monitoramento da morte de macacos por febre amarela ajuda no controle da presença do vírus no ambiente. Os sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dores musculares (abdominal), náuseas e vômitos – que se iniciam de maneira súbita. O paciente pode manifestar a cor da pele amarela e ter hemorragias.

Brasil

O novo mapa das áreas de recomendação de vacina foi elaborado pelo Ministério de Saúde em dezembro, abrangendo 2.715 localidades. Atualmente, as atenções estão voltadas para o Rio Grande do Sul, onde ontem foi confirmada a segunda morte provocada pela doença em menos de um mês. O estado não registrava ocorrências de febre amarela desde 1966.

Durante o período de emergência de saúde pública de interesse nacional de febre amarela (dezembro de 2007 a junho de 2008), o Brasil registrou 134 notificações, 48 casos confirmados e 28 mortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]