• Carregando...
 | Lula Marques/Agência PT
| Foto: Lula Marques/Agência PT

Das cerca de 1.500 vagas atualmente em aberto do programa Mais Médicos, 50 estão no Paraná. O Ministério da Saúde afirmou, no entanto, que 18 delas serão preenchidas em agosto, com a chegada de médicos brasileiros formados no exterior a 15 municípios do estado. A previsão é de que eles comecem a atuar no dia 15 do próximo mês. Ao todo o programa tem 18.240 vagas, 1.034 no estado.

INFOGRÁFICO: Vagas no Paraná

O Ministério da Saúde não informou por qual motivo essas vagas estariam em aberto no estado, mas entre as possibilidades estão tanto a desistência de médicos participantes do programa quanto o retorno de médicos cubanos ao seu país por não terem passado na especialização em atenção básica à saúde, obrigatória a quem participa do Mais Médicos.

Conforme reportagem do jornal El País, o segundo motivo seria o responsável saída 1.200 médicos no programa, agravado pela recusa do governo cubano em estender a estadia dos profissionais que estavam no país desde 2013 e pelo pedido do mesmo governo para renegociar as bolsas recebidas pelo médicos, que atualmente são de R$ 10 mil (R$ 2.700 para os médicos, o restante para Cuba).

Ainda em agosto, o Ministério pretende preencher 605 dessas vagas com 305 brasileiros formados no exterior que já estão à disposição do governo (dos quais sairão os 18 que virão ao Paraná) e 300 médicos cubanos que estão em Brasília regularizando sua documentação. A previsão é de que outros 250 cubanos cheguem ao país também no mês de agosto, mas não se sabe se eles conseguirão atuar a partir desse ou do próximo mês.

As 645 vagas restantes devem ser preenchidas nos próximos meses com a abertura de novos editais pelo Ministério da Saúde. Atualmente, um processo seletivo está aberto para o preenchimento de 502 vagas em 393 municípios. A prioridade, segundo o ministério, é dada aos brasileiros, com o objetivo de fortalecer a participação nacional no programa, porém, enquanto houver municípios em que os médicos brasileiros não queiram atuar, a participação de profissionais estrangeiros será mantida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]