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Inep divulgou ontem nota de cada instituição de ensino no Enem: Redação é ponto fraco do Paraná. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Inep divulgou ontem nota de cada instituição de ensino no Enem: Redação é ponto fraco do Paraná.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Paraná tem cinco escolas entre as cem mais bem colocadas nas quatro provas objetivas do Enem. Na Redação, nenhuma das 957 escolas do estado aparece na lista nacional. As médias das instituições de ensino no Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 foram divulgadas nessa quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Não é possível verificar a média geral das instituições de ensino, apenas o desempenho em cada uma das quatro provas objetivas e da Redação.

O líder

Detentor da melhor média em redação no Enem 2014, o Colégio de São Bento, no Centro do Rio, é uma escola católica exclusiva para meninos. Fundada em 1858, é dirigida e mantida pelos monges beneditinos do Mosteiro de São Bento.

O colégio oferece ensino fundamental e médio. Neste, as aulas são em período integral e a mensalidade custa R$ 2.846,59 para as duas primeiras séries e R$ 3.072,13 para a terceira. Na prova de redação, a escola já havia sido a melhor em 2012 e a segunda melhor em 2013.

O Curso Dom Bosco e o Colégio Positivo estão entre os cem melhores em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O colégio da Universidade Federal do Paraná (Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR) aparece entre os mais bem colocados em Matemática e Ciências da Natureza. Também da capital, o Marista Santa Maria ocupa a 100.ª posição em Matemática. Única escola do interior do Paraná a compor a lista, a St. James, de Londrina, aparece na 77.ª colocação na prova de Linguagens.

INFOGRÁFICO INTERATIVO: Confira as notas das escolas do Paraná no Enem

A pior

Escola com pior desempenho no Enem do ano passado, a Doutor Augusto Monteiro fica na área rural de Rio Branco (AC). As chuvas e as dificuldades de acesso foram as principais justificativas do governo Tião Viana (PT) para o resultado. De acordo com o secretário da Educação, Marco Brandão, no segundo dia de prova choveu e a maioria dos alunos não compareceu. Ao todo, a escola tem 26 estudantes no ensino médio.“A estrada até a escola é de terra e o terreno fica argiloso quando chove. É quase impossível chegar. Até os filhos da diretora faltaram”, disse.

A Redação parece ser o ponto fraco do Paraná: o colégio mais bem colocado do estado nesse quesito, o Curso Alfa, de Cascavel, aparece na posição 157 do ranking nacional. Em seguida, aparece a Escola St. James.

“Somos uma escola bilíngue e passamos a ofertar ensino médio há quatro anos. A turma que fez o Enem no ano passado é a primeira com alunos que começaram conosco no ensino fundamental e foram até o fim do ensino médio”, afirma Márcia Kobayashi, diretora geral da St. James. Ela explica que a escola tem apenas uma turma de terceiro ano do ensino médio, com cerca de 40 alunos. Destes, 19 fizeram o Enem.

Nota da pior escola rica é próxima à da melhor pobre

A nota no Enem 2014 da pior escola entre as mais ricas é praticamente igual à da melhor escola entre as mais pobres – considerando apenas as quatro provas objetivas da avaliação.O colégio particular Rui Barbosa, de Jandira, na Grande São Paulo, teve a menor nota entre as escolas com nível socioeconômico “muito alto”: 484,1. Esse indicador socioecon

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Em 37,5% das escolas do Paraná (359), mais da metade dos estudantes ficaram na faixa mais baixa de proficiência (Nível 1), o que significa que tiraram menos de 500 na Redação, de um total de mil pontos possíveis.

Em Matemática, 35% das instituições tiveram mais de 50% dos alunos no Nível 1 (menos de 450 pontos). Em Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, o porcentual de escolas nessa faixa não é significativo.

Brasil

A divulgação dos dados de 2014 marca o terceiro ano consecutivo em que o governo federal não mostra a média geral do Enem por escola, e apresenta a média em cada uma das quatro provas objetivas e da prova de Redação.

De acordo com o Inep, a informação orienta a sociedade para saber quais são as escolas que realmente ajudam os alunos a melhorar, oferecendo educação de qualidade. Os especialistas em educação apontam que o Enem é um elemento, mas não pode ser critério único para definir a qualidade de uma escola.

Avaliação simplificada dos rankings pode encobrir disparidades

No Paraná, a lista das escolas mais bem colocadas mostra que existem diferenças significativas nas notas de unidades diferentes da mesma instituição de ensino. Quem ocupa o topo do ranking do estado em Linguagens, Matemática e Ciências Humanas, por exemplo, é a unidade Batel do Curso Dom Bosco, onde 105 alunos participaram do Enem. O Dom Bosco da Rua Emiliano Perneta, por sua vez, obteve colocações bem menos expressivas: em Linguagens, ficou na 124.ª posição; em Matemática, na 119ª; e em Ciências Humanas, na 128.ª. Segundo o coordenador pedagógico do Curso Dom Bosco, César Greca, a sede Batel oferta turmas de ensino integral, o que pode explicar a diferença de posições na lista.

A diferença entre unidades também é verificada no Colégio Positivo. Enquanto a sede Centro ocupa o 2º lugar no ranking estadual de Linguagens, as unidades Vicente Machado e Ambiental estão nas posições 26ª e 34ª, respectivamente. O diretor geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann, explica que os alunos que estudam desde o início do ensino médio na escola são agrupados no Centro, para que a instituição possa analisar o sucesso educacional desse grupo específico. “Com as notas do Enem, conseguimos conduzir alterações desde o 1º ano do ensino médio”, afirma.

Segundo a coordenadora geral do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco, a avaliação simplificada dos rankings pode encobrir disparidades como as encontradas no Paraná. Ela reforça que as notas foram divulgadas pelo Inep junto com outros indicadores importantes para entender as condições em que as escolas obtiveram os resultados.

Um desses índices é o “de permanência na escola”, que apresenta o porcentual de alunos que cursaram todo o ensino médio na mesma escola. “Algumas escolas são conhecidas por preparar muito bem para o Enem. Com isso, alunos de outros colégios vão para essas instituições apenas no último ano. Pode não ser só aquela escola a responsável pelas notas dos alunos”.

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