• Carregando...
Em Curitiba, as pessoas tiveram de se agasalhar bem para sair à rua nesta terça-feira (7). | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Em Curitiba, as pessoas tiveram de se agasalhar bem para sair à rua nesta terça-feira (7).| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A combinação de uma massa de ar frio e de uma frente fria provocou a madrugada mais fria do ano, na terça-feira (7), em várias cidades do Paraná. Em Curitiba, a temperatura atingiu a marca de 10,2 °C por volta das 6 horas. Em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana, a mínima também foi a mais baixa do ano, alcançando 8,3 °C. A temperatura mais baixa do Paraná foi registrada em General Carneiro, nos Campos Gerais: 5,5 °C.

Casacos mais pesados foram retirados dos armários.Jonathan Campos/Gazeta do Povo

As cidades de Londrina e Maringá também marcaram suas temperaturas mais baixas em 2015, com mínimas, respectivamente, de 15,6 °C e 16,3 °C. Em Foz do Iguaçu, os termômetros marcaram 14,9 °C, mas essa não foi a madrugada mais fria do ano na cidade, que já tinha registrado 14,2 °C em março.

Tendência

O frio deve persistir no estado ao longo da semana, mas perdendo intensidade. De acordo com Samuel Braun, meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, o padrão de comportamento que deve predominar é de manhãs frias, com aumentos graduais de temperatura conforme a massa de ar frio se afasta.

“A possibilidade de novos recordes de mínima para os próximos dias é pequena”, afirma. Até a sexta-feira (10), a máxima não passa de 24 °C em Curitiba e em Ponta Grossa. Já em Londrina, os termômetros marcam até 28 °C na quinta (9) e na sexta-feira.

Mar agitado

Segundo Braun, o sistema de baixa pressão, aliado ao vento sudeste, também favoreceu a formação de ondas grandes no Litoral paranaense. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina, que inclui dados sobre Paranaguá, as ondulações de sul e sudeste variaram de 1 metro a 1,5 metro, com picos de até 3,5 metros na terça-feira (7).

Nesta quarta-feira (8), as ondas continuam grandes, mas diminuem para a faixa entre 0,5 metro e 1 metro, com picos de 2,5 metros, segundo a previsão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]