• Carregando...
Instituição de ensino no Portão  terá 30 vagas no curso de Informática para Internet | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Instituição de ensino no Portão terá 30 vagas no curso de Informática para Internet| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O Paraná terá 4.640 vagas no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) – 86% menos do que no ano passado (33.204). O programa seleciona egressos do ensino médio para vagas em cursos do Pronatec. Em Curitiba, serão ofertadas menos de 10% do total de vagas disponibilizadas no ano passado.

Os números foram divulgados nesta terça-feira (30), pelo Ministério da Educação. A diminuição é resultado do corte orçamentário de R$ 69,9 bilhões anunciado pelo Ministério do Planejamento no início da atual gestão da presidente Dilma Rousseff (PT). O impacto da redução no MEC será de R$ 9,4 bilhões.

Para o diretor do TECPUC, Diego Benke, o contingenciamento das vagas terá um efeito negativo para instituições de ensino, alunos e mercado de trabalho. “Já imaginávamos um impacto de algo em torno de 30%. Mas não como ocorreu. Agora, os alunos que não conseguiram vaga na última chamada do ano passado, provavelmente não conseguirão na deste ano. E o mercado, que já tem um demanda represada de oito milhões de novos técnicos por ano, sentirá ainda mais esses efeitos”, argumento.

O TECPUC é uma das três instituições de Curitiba com matrículas abertas para o Pronatec via Sisutec. Ao todo, serão 100 vagas no curso de segurança do trabalho na instituição ligada à PUCPR Além dela, haverá 300 vagas na Escola Técnica da Universidade Positivo (enfermagem; citopatologia; e meio ambiente) e outras 30 no curso de informática para internet no Colégio Técnico de Curitiba (CTC). No ano passado, Curitiba teve 4.850 vagas.

A edição do Sisutec 2015 irá oferecer 83.641 vagas em 515 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. Os cursos terão início previsto para o período de 3 a 31 de agosto. Os responsáveis pela aplicação são os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, as redes públicas estaduais, as instituições particulares habilitadas pelo Pronatec e os serviços nacionais de aprendizagem do Sistema S.

Ao todo, o Ministério da Educação deverá ofertar um milhão de vagas no Pronatec neste ano – um terço a menos do que o total ofertado no ano passado. A diferença para o total divulgado hoje se explica pelo fato das demais vagas não serem em cursos sequenciais cuja seleção ocorre pelo Sisutec. Para o diretor do TECPUC, isso tem explicação. “São cursos mais rápidos e menos caros para o governo”, explica Benke.

A quem se destina

As vagas para os cursos via Sisutec serão ocupadas prioritariamente por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. O candidato também deve comprovar participação no Enem de 2014, com nota na prova de redação que não tenha sido zero.

A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para 7 de julho e, em segunda chamada, para o dia 14 do mesmo mês. Após a realização das duas chamadas, todos os estudantes que tenham concluído o ensino médio entre 2012 e 2014 podem concorrer às vagas remanescentes. Mais informações podem ser obtidas no link para o edital do programa, retificado pelo edital nº 6/2015.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]