• Carregando...
Em Curitiba, serão 80 vagas. Ideia é gerar mão de obra qualificada para atender turistas | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
 / Arquivo
Em Curitiba, serão 80 vagas. Ideia é gerar mão de obra qualificada para atender turistas| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo / Arquivo

Dez mil vagas em cursos técnicos de nível médio para estudantes de escolas públicas de todo o Brasil serão abertas pelo Ministério do Turismo (MTur). Gratuitos, os cursos focam a área de turismo. Desse total de vagas, 420 delas serão disponibilizadas em nove cidades paranaenses: Curitiba, São José dos Pinhais, Antonina, Foz do Iguaçu, Lapa, Maringá, Morretes, Paranaguá e Ponta Grossa.

Leia também: Professor brasileiro ganha o prêmio científico mais importante do Canadá

A iniciativa faz parte do MedioTec, modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e visa capacitar o jovem enquanto ele ainda está no ensino médio. Tanto que somente alunos que estejam nessa faixa escolar poderão concorrer às vagas. Os cursos serão presenciais em entidades cadastradas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e em horário diferentes das aulas regulares.

Em Curitiba, serão 80 vagas ao todo, sendo 40 delas destinada a técnicos em eventos, 20 para técnicos em cozinha e o restante para técnicos em serviços de restaurante e bar. A previsão do ministério é que as aulas tenham início no próximo mês de agosto, mas, até então, não há informações sobre as inscrições.

Segundo o MTur, o objetivo é resolver o problema da falta de mão de obra qualificada, apontada como um dos principais desafios do setor. Para tanto, serão ofertados cursos de técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar.

Problemas com inscrições

De acordo com o governo federal, a responsabilidade pelas inscrições é das secretarias de educação e turismo de cada estado. No entanto, nenhuma das pastas estaduais soube dizer como os interessados pelas vagas podem fazer para se candidatar. Segundo a técnica da Paraná Turismo, Alessandra Xavier, isso ainda não foi esclarecido pelo ministério. “Essa demora me preocupa muito porque a gente sabe que o sistema não é tão fácil. É um processo burocrático que nós temos de ensinar a cada município antes de abrir as inscrições”, aponta.

Por causa dessa complexidade e da falta de respostas vindas de Brasília, Alessandra sugere que seria melhor se as 420 vagas disponíveis no estado ficassem sob a responsabilidade da Secretaria de Educação (Seed). “São alunos do ensino médio e eles [a secretaria] já têm acesso a toda essa parte burocrática. Seria mais lógico fazer dessa forma”. Procurada, a Seed não soube informar quem cuidaria desse processo.

“Os ministérios querem definir tudo isso ainda no primeiro semestre”, conta Alessandra. “A gente sabe que virão mais cursos técnicos na sequência, então eles devem resolver o setor responsável em breve”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]