• Carregando...
Nos postos de combustível há filas para abastecer | Juliana Gonçalves, especial para a Gazeta do Povo
Nos postos de combustível há filas para abastecer| Foto: Juliana Gonçalves, especial para a Gazeta do Povo
  • Fila de pessoas em busca de água em Paranaguá

A falta de água tratada fez com que as aulas nas redes municipal, estadual e particular fossem suspensas nesta segunda-feira (14). O abastecimento continuava interrompido para 100% da cidade na manhã desta segunda-feira. Outro problema é a falta de combustível, que obrigou a empresa Viação Rocio a reduzir o número de ônibus do transporte coletivo.

O diretor da empresa Água de Paranaguá, Mário Miller, explica que a chuva levou lama e detritos para os mananciais, onde é feita a captação da água. "Nossa estação não consegue tratar a água, pois analises apontaram 100 vezes mais barros e detritos na água do que antes da chuva", disse. A previsão inicial de que 25% do abastecimento seja retomado até a terça-feira (15) e pelo menos 50% seja normalizado até o fim de semana. Enquanto isso, os moradores estão sendo atendidos por 10 caminhões-pipas que estão buscando água em uma área de captação em Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

Foram instaladas caixas d’água em cinco pontos da cidade: Aeroparque, no bairro Nilson Neves (no Corpo de Bombeiros – Rua Bento Munhoz da Rocha Neto), na Praça da Vila Cruzeiro, na Praça da Paz (Rua Manoel Correia) e na Ilha dos Valadares (Praça da Matriz). A falta d’água afetou também o atendimento no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. As cirurgias eletivas foram suspensas e o hospital atende apenas os casos emergenciais. Caminhões-pipa estão levando água para o hospital a cada três ou quatro horas.

Alguns estabelecimentos comerciais estão cobrando até R$ 50 por galões de 20 litros de água mineral. A população também deve denunciar, por recomendação do Ministério Público, preços abusivos que estejam sendo praticados na venda de galões de água. As denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar. O órgão ainda reitera que a água seja usada especialmente para consumo, alimentação e higiene pessoal, sendo evitadas outras atividades.

Muitos postos de combustível já estão sem gasolina. Em outros, os motoristas enfrentam filas para conseguir abastecer. A falta de energia elétrica atingia 439 domicílios até a manhã desta segunda, a maioria na zona rural do município e no Morro Inglês.

Confira a programação dos ônibus na cidade

Circular Via Colégio – tinham dois ônibus nessa linha, agora terá um;

Circular Via Cais - tinham dois ônibus nessa linha, agora terá um;

Vila Primavera – tinham dois ônibus nessa linha, disponibilizado apenas um;

Interbairros - tinham dois ônibus nessa linha, disponibilizado apenas um;

Jardim Samambaia – eram três ônibus e agora serão dois;

Vila Santa Helena – eram três carros, agora são dois;

Vila Garcia – eram três ônibus, agora os moradores contarão com dois carros;

Vila São Vicente – eram dois ônibus, agora terá um.

Alexandra – sem ônibus para o distrito;

Vizinhança – apenas um carro até o Gaúcho (ponto de referência)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]