• Carregando...

A advogada Ingrid Baracchini, especialista em Direito de Imigração, explica que o erro mais comum cometido por brasileiros na hora de tirar o visto americano é não verificar se o passaporte está dentro da validade mínima exigida pelo Consulado dos EUA. “A validade do passaporte brasileiro é curta, de cinco anos. Para a emissão do visto americano, é necessário que o passaporte tenha, no mínimo, oito meses de validade restante. Se o documento tiver menos prazo, o visto não é emitido”, alerta.

Uma vez que o viajante conclua todo o processo para renovação do passaporte, a confecção do novo documento pode demorar mais de 20 dias. “Antes de iniciar o processo para retirada do visto, é importante verificar se o passaporte ainda está dentro do prazo de validade exigido para não ter de refazer etapas.”

Outra preocupação comum é sobre quais documentos devem ser apresentados e o que deve ser dito na entrevista com o consulado ou embaixada. Ingrid esclarece que as exigências não são as mesmas para todos. Segundo a advogada, são três as principais exigências para obter o visto americano: o viajante deve comprovar que exerce alguma atividade no Brasil que o faça retornar (escola, trabalho etc).

Também é preciso comprovar relações familiares no país de origem. “Claro que você pode ter parentes nos EUA. O que o Consulado quer verificar é se você tem vínculos fortes com o seu país, ou se você não é um imigrante ilegal em potencial.”

O terceiro requisito é comprovar condições financeiras para viajar. “O viajante não precisa ser rico. Tem que mostrar que tem dinheiro para fazer a viagem, mas não precisa comprar a passagem, apresentar reservas de hotel, nada disso.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]