• Carregando...
O último show realizado na Pedreira Paulo Leminski ocorreu em agosto de 2008 | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
O último show realizado na Pedreira Paulo Leminski ocorreu em agosto de 2008| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Uma audiência realizada na tarde desta sexta-feira (28), na 4ª Vara da Fazenda Pública deCuritiba, determinou que a Prefeitura de Curitiba apresente, em 90 dias, estudos e regulamentações para que a Pedreira Paulo Leminski possa voltar a receber eventos culturais. Uma nova audiência foi marcada para o dia 6 de fevereiro de 2012, para que seja definido se as determinações foram contempladas e o local possa voltar a ser utilizado.

Há mais de três anos a Pedreira Paulo Leminski não recebe um show. O último foi em agosto de 2008, quando a banda Inimigos da HP gravou um DVD no local. A audiência desta sexta foi marcada em setembro pela magistrada responsável pelo caso, Mariana Fowler Gusso, juíza substituta da 4.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, após uma reunião com integrantes do movimento A Pedreira é Nossa!, liderados pelo vereador Jonny Stica (PT).

Definição

A possibilidade de definição sobre o funcionamento do espaço na audiência desta sexta-feira foi descartada depois que a proposta de acordo foi discutida pelas partes envolvidas - a Fundação Cultural de Curitiba e a Associação de Moradores do Abranches. Mesmo com o laudo do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de En­­genharia do Paraná (Ibape-PR), que poderia servir de base para o Termo de Ajus­tamento de Conduta (TAC) que definiria as regras de utilização da Pedreira, foram solicitados novos estudos mais detalhados.

A determinação teria ocorrido em função do laudo apresentado ser considerado vago e insuficiente para que fossem estabelecidos os procedimentos que precisariam ser adotados no local.

A expectativa é de que a prefeitura apresente soluções para problemas como o impacto que os grandes eventos geram para a vizinhança e o comprometimento de demais órgãos, como a Polícia Militar (PM), para que a seja viabilizada a reutilização do espaço.

Os cerca de 15 moradores que estiveram na reunião não se mostraram contrários à reabertura do espaço. O que eles exigem é que sejam adotadas regras para a realização de shows e medidas efetivas pela segurança, mobilidade e impacto ambiental no bairro.

A juíza ainda deixou claro que a avaliação para uma possível reabertura do espaço deve ser feita com base em critérios técnicos. O prazo para que a prefeitura apresente as soluções poderá ser estendido. Caso o laudo fique pronto antes dos 90 dias, também há uma possibilidade de a audiência ser antecipada.

A Pedreira é utilizada para eventos culturais desde 1989. No local já ocorreram shows de artistas como Roberto Carlos e Ivete Sangalo, além da apresentação de grandes nomes da música internacional como Paul McCartney, David Bowie, Bon Jovi, Ramones, AC/DC, Pearl Jam, Iron Maiden, José Carreras, entre outros.

Interatividade: Você acredita na reabertura da Pedreira Paulo Leminski em fevereiro de 2012? Por quê? Envie seu relato no formulário abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]