Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Tráfico

PF apreende 3,7 toneladas de cocaína no Porto de Santos

Quadrilhas transportavam cocaína pura em contêineres do Brasil para Europa, Cuba e África

  • Agência O Globo
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

A Polícia Federal prendeu 23 pessoas e apreendeu 3,7 toneladas de cocaína na manhã desta segunda-feira, em Santos, no litoral sul de São Paulo. De acordo com a PF, quadrilhas faziam o tráfico internacional de drogas utilizando o Porto de Santos. E transportavam cocaína pura em contêineres do Porto de Santos para Europa, Cuba e África. Segundo a PF, esta foi uma das maiores apreensões de drogas no Porto de Santos. As prisões aconteceram na Baixada Santista, São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

No procedimento de exportação, os contêineres são carregados em locais privados conhecidos como Redex (Recintos Alfandegários de Exportação), onde são lacrados e encaminhados ao porto para embarque.

Nessa investigação, a PF descobriu que os criminosos providenciavam a colocação da droga em mochilas e sacolas, que eram inseridas nos contêineres por funcionários particulares, sem o conhecimento dos donos das cargas ou dos navios. A droga seguia junto com um lacre clonado. No local de destino, outros integrantes das quadrilhas rompiam os lacres, recuperavam a cocaína e colocavam os lacres clonados, para não gerar suspeitas.

Também foram apreendidos 230 mil euros (cerca de R$ 720 mil), dez veículos, um barco, 19 revólveres e dois fuzis. As quadrilhas eram investigadas pela PF desde 2013 em duas operações: Hulk e Oversea.

A operação Hulk investigava um grupo na capital paulista que comprava droga na Bolívia e a transportava para o Brasil pela fronteira com o Paraguai, realizando a remessa para a Europa pelo porto de Santos. Já a operação Oversea tinha como foco o grupo que operava as inserções ilícitas da droga em cargas que partiam do Brasil pelo porto.

Segundo o delegado Reinaldo Sperandio, não havia facilitação de funcionários dos terminais portuários. A quadrilha, de acordo com a PF, tinha um esquema.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida e Cidadania

PUBLICIDADE