• Carregando...
 | Fabio Conterno/Arquivo /Gazeta do Povo
| Foto: Fabio Conterno/Arquivo /Gazeta do Povo

A Polícia Federal (PF) anunciou nesta sexta-feira (29) ter concluído o inquérito que investigou o confronto entre policiais militares e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocorrido no dia 7 de abril nas terras da Araupel, próximo ao acampamento Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu, Centro-Sul do Paraná. No confronto foram mortos os sem-terra Vilmar Bordim e Leonir Orbach.

Em nota, a PF informou que 28 pessoas foram ouvidas no inquérito e após exames periciais e reconstituição do confronto, chegou-se a conclusão de que a ação policial não foi desproporcional ao uso da força de legítima defesa, como alegava a defesa dos sem-terra. Para a PF, não houve excesso dos policiais envolvidos.

O inquérito foi concluído sem indiciamento dos envolvidos. Na nota, a polícia diz que “não restou evidenciado que as pessoas envolvidas e identificadas portavam armas de fogo no momento do confronto”. Ainda de acordo com a PF, apenas os dois sem-terra mortos estavam armados. O inquérito será encaminhado para o Ministério Público em Quedas do Iguaçu.

Procurada, a coordenação regional do MST disse que apenas os advogados do movimento iriam se manifestar sobre o inquérito. Até o fechamento desta matéria, o advogado Claudemir Torrente não respondeu ao pedido de um posicionamento da defesa sobre a investigação da PF.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]