• Carregando...

A Polícia Federal (PF) deflagrou a segunda fase da Operação Dunamis na manhã desta sexta-feira (9) em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e na cidade de Salto do Itararé, no Norte Pioneiro do Paraná. Oito mandados de busca e apreensão e outros dois de condução coercitiva – quando o investigado é levado obrigado para depor e, em seguida, é liberado - foram cumpridos. Uma pessoa foi presa preventivamente no cumprimento de um mandado de prisão.

A PR prendeu uma mulher em São José dos Pinhais, mas não divulgou qual a suspeita de participação dela no esquema criminosos. Nesta segunda fase, segundo a PF, as investigações continuaram sobre a mesma quadrilha alvo das ações policiais na primeira fase. A Operação Dunamis, que significa dinamite em grego, teve início em setembro e prendeu, no final daquele mês, 16 pessoas suspeitas de integrarem uma quadrilha especializada em explodir caixas eletrônicos.

As investigações foram realizadas durante um ano e descobriu envolvimento de pessoas nas cidades de Curitiba, Guaratuba, Tijucas do Sul, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais, onde, segundo a polícia, residia a maior parte dos integrantes da organização.

A suspeita era de que os criminosos tenham conseguido roubar ao menos R$ 3 milhões de caixas eletrônicos, valor que pode passar para R$ 5 milhões se outras participações forem confirmadas. A nova fase da operação mostrou que a quadrilha também agia em Londrina, Matinhos e Piên, onde dezenas de caixas eletrônicos de instituições bancárias foram estourados.

A PF ainda identificou um gerente de banco, que teria auxiliado o grupo criminoso em algumas de suas ações. Os suspeitos responderão pelos crimes de organização criminosa, roubo qualificado, furto qualificado, receptação, posse de material explosivo e lavagem de dinheiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]