• Carregando...
Mandos que investigam fraude na UFPR estão sendo cumpridos nesta sexta-feira (3) em Curitiba, Campo Grande (MS), Soracaba (SP) e Erechim (RS). | Antônio More/Gazeta do Povo
Mandos que investigam fraude na UFPR estão sendo cumpridos nesta sexta-feira (3) em Curitiba, Campo Grande (MS), Soracaba (SP) e Erechim (RS).| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A Polícia Federal (PF) investiga a participação de parentes de três servidoras públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na segunda fase da Operação Reserch, que nesta sexta-feira (4) cumpre 19 mandados judiciais na investigação de desvio de R$ 7,3 milhões de bolsas de estudo e pesquisa da instituição. São mandados seis de busca e apreensão, cinco de prisão temporária e oito de condução coercitiva em Curitiba, Campo Grande (MS), Soracaba (SP) e Erechim (RS). A primeira fase da operação, no último dia 15, levou 29 pessoas à prisão.

INFOGRÁFICO - veja como funcionava o esquema de desvio de bolsas da UFPR

Os alvos da segunda fase da Operação Research são parentes de Conceição Abadia de Abreu Mendonça, chefe da Unidade de Orçamento e Finanças da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) , e de Tânia Marcia Catapan, ex-secretária administrativa do gabinete da PRPPG, suspeitas de encabeçarem o esquema de desvio. Além delas, foram presos nesta sexta a servidora aposentada Maria Aurea Roland e seus parentes.

Duas filhas de Tânia foram presas nesta sexta: Márcia Cristina Catapan e Melina de Fátima Catapan. Já Maria Aurea Roland também teve mandados de prisão cumpridos contra a filha Gisele Aparecida Roland e o genro Jorge Luis Bina Ferreira.

De acordo com a investigação da PF, Gisele Aparecida Roland teria captando pessoas dispostas a do ceder o CPF e conta corrente para o desvio das bolsas. Depoimentos na primeira fase da operação apontam que três pessoas próximas a Gisele teriam concordado em ceder sua conta bancária para o depósito de dinheiro.

O juiz federal Marcos Josegrei da Silva expediu ainda mandados de condução coercitiva contra Rosi Mari Vaccari, Adhemar de Abreu Mendonça, Ângela Maria de Souza Zamperion, Fábio Paulo Conrado e José Raphael Mendonça Martins Neto, sobrinho de Conceição. Os dois últimos já haviam sido apontadosna primeira fase da Operação Research como bolsistas que receberam valores sem ter vínculo com a UFPR.

A Polícia Federal convocou uma coletiva de imprensa para as 10 horas desta sexta-feira para explicar detalhes dos cumprimentos dos mandados desta sexta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]