• Carregando...
O site reúne informações coletadas por três anos pela PM do Paraná. | /Reprodução Site Bateu
O site reúne informações coletadas por três anos pela PM do Paraná.| Foto: /Reprodução Site Bateu

Depois de reunir durante três anos um banco de dados com o registro de 130 mil acidentes de trânsito no Paraná, a Polícia Militar (PM) lançou nesta sexta-feira (24) para o público um sistema gratuito que permite o registro e consulta de veículos acidentados em todas as 399 cidades do estado.

Batizada de Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu), a ferramenta servirá para ajudar compradores de veículos que querem confirmar se o carro já foi batido e uma das suas principais novidades em relações a outros sites que já estão no ar é que classifica a intensidade do acidente que o veículo sofreu em pequena, média ou grande escala. A base de dados é do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e compila informações a partir de 2011 em Curitiba e a partir 2013 nas outras cidades.

Para pesquisar se um veículo já bateu, é necessário preencher o número do Renavam ou chassi do veículo, RG, unidade federativa, CPF e um código fornecido pelo site. “Essas informações vão ajudar concessionárias e os compradores de veículos, com mais transparência nas relações”, disse o capitão da PM do Paraná Sílvio Cordeiro, que participou da implantação do sistema.

De acordo com Cordeiro, o público que liga para telefone 190 para informar uma batida sem vítimas já está sendo orientado a registrar a ocorrência pelo site. Na avaliação da PM, o endereço vai possibilitar também que as seguradoras corretoras de seguro façam um mapeamento dos sinistros, dando mais agilidade ao processo de pagamento de franquias. Além dessas opções, estão disponíveis no Bateu a impressão do boletim de acidente e a correção das informações prestadas.

“O Bateu ainda vai contribuir cedendo informações às áreas de engenharia de tráfego do BPTran para correções preventivas e de gargalos”, disse Cordeiro.

Outros sistemas

A Polícia Civil do Paraná oferece em seu site a consulta da situação de veículos roubados ou furtados que estão cadastrados nos bancos de dados da Delegacia de Furtos e Roubos e de Veículos do Paraná. Para acessar as informações, é necessário ter o número da placa ou do Renavam.

Outra opção gratuita é o aplicativo para celulares Sinesp Cidadão. Composto por dois módulos, disponibiliza no primeiro a consulta de veículos em situação de roubo ou furto com informações do banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Seu segundo módulo apresenta dados relativos a mandados de prisão, vigentes ou que aguardam cumprimento, com a finalidade de auxiliar a polícia e utiliza dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça.

Já o Carcheck é uma ferramenta paga que permite a análise de indicadores de segurança e da trajetória do veículo. As informações que podem ser consultados são mais completas e vão desde o registro inicial junto aos órgãos competentes, como Detran, Denatran, Dnit, e instituições financeiras, até a quitação do seguro DPVAT.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]