• Carregando...
 | Fred Loureiro/ Secom-ES/Fotos Públicas
| Foto: Fred Loureiro/ Secom-ES/Fotos Públicas

Em protesto contra a falta de água e as dificuldades na distribuição, manifestantes bloquearam vias na cidade de Colatina (ES) na noite desta terça-feira (23), e entraram em confronto com a Polícia Militar. O município está sem água desde a última quarta (18), quando foi atingido pela lama da mineradora Samarco, dona da barragem que se rompeu no último dia 5, em Mariana (MG), e que deixou pelo menos oito mortos e 11 desaparecidos.

Manifestantes bloquearam ruas nos bairros Operário e Colúmbia. Para dispersar o protesto, a Polícia Militar avançou com balas de borracha. Em comunicado, a PM afirmou que, “em cenários em que o diálogo se torna ineficaz para a referida desobstrução, alternativas táticas devem ser utilizadas”.

Segundo a corporação, rojões e pedras foram atirados contra policiais, deixando um ferido. “Ações dessa natureza impossibilitam inclusive o trânsito de carros-pipa aos destinos de interesse de todos, bem como de ações relacionadas à prestação de socorro a enfermos em veículos de emergência”, diz o comunicado.

‘Acidente não terminou’, diz ministra do Meio Ambiente sobre lama no Rio Doce

Leia a matéria completa

Há uma semana com problemas no abastecimento, o município tem tratado a água do rio Doce desde a noite do último domingo (22) com o mesmo produto usado em Governador Valadares (MG) -um coagulante que decanta a água da lama.

Na terça (24), o tratamento foi suspenso, segundo a prefeitura, porque a água voltou a ficar mais turva -provavelmente por conta das chuvas. Outra análise foi feita e, como os resultados que mostravam que a água está própria para consumo, o tratamento foi retomado nesta quarta (25).

A prefeitura espera que até o próximo domingo (29) toda a população já tenha água na torneira -nesta quarta (25), entre 20% e 30% dos habitantes de Colatina recebe água tratada.

A água só chegou na casa do comerciante Flávio Zagotto, 46, nesta madrugada. “A gente tem tomado banho de balde, se virado do jeito que dá. Quando viu água na torneira, foi festa”, diz. Ele afirma que tem comprado galões de água mineral para manter suas lanchonetes em funcionamento, o que tem aumentado os custos.

A Defesa Civil, o Exército e a Polícia Militar têm distribuído água potável em 16 pontos de Colatina -metade de 14h às 17h, e outra metade de 18h às 22h. A Samarco -formada pela brasileira Vale e pela anglo-australiana BHP- afirma que já distribuiu 78 milhões de litros de água para a cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]