• Carregando...
Resultado dos trabalhos foi apresentada em entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira (25) | Giuliano Gomes/Tribuna do Paraná
Resultado dos trabalhos foi apresentada em entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira (25)| Foto: Giuliano Gomes/Tribuna do Paraná

Deflagrada pela Polícia Civil na madrugada desta quarta-feira (25), a Operação Cidadania terminou com 121 presas, sob suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. A ação começou antes das 6 horas e abrangeu mais de vinte cidades, entre as quais, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Paranavaí e Toledo. Cerca de 800 policiais civis participaram da operação, que contou ainda, com reforço da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Estadual (PRF).

As equipes cumpririam 161 mandados de busca e apreensão. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, a operação Cidadania será contínua nas localidades que se verifica a necessidade de policiamento repressivo. Os resultados da operação foram apresentados em entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira.

No interior do Paraná, foram 40 quilos de maconha apreendidos, entre outras drogas com número não significativo. Cinco adolescentes foram apreendidos. As força de segurança continuam nas ruas na tentativa de cumprir o restante dos mandados.

O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Júlio Reis, disse que a operação vem sendo feita frequentemente nas cidades do interior, e reflete na redução dos indicadores criminais. Segundo Reis, o Paraná apesentou o menor número de homicídios nos últimos seis anos.

Fazenda Rio Grande

Um dos principais alvos da operação foi o Jardim Europa, em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, onde, segundo a Polícia Civil, moradores estavam sendo expulsos de suas respectivas casas pelos traficantes. A polícia chegou a identificar quatro moradores que tiveram que abandonar sua residências. Todos disseram que deixaram o local pelo mesmo motivo: “ou sai ou morre”. “Eles ameaçavam (os moradores) caso eles procurassem a polícia”, disse o delegado.

Cerca de 70% das prisões no município acontecem nesta região, de acordo com o delegado Fábio Machado dos Santos, responsável pela delegacia do município. Nove pessoas foram presas, sete delas em flagrante, por estarem portando drogas. Foram apreendidos ainda uma pistola calibre 9 milímetros, com a numeração raspada, 50 munições e um acessório que serve como silenciador. “Esta arma tem características que era usada para execução e está vinculada a De acordo com as estatísticas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), o número de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas em Fazenda Rio Grande teve acréscimo de 19%, passando de 58 para 69 situações. “Cerca de 70% dos crimes tem como base o tráfico de drogas. O combate direto a ele reflete indiretamente na redução da criminalidade, diminuindo homicídios, roubos, furtos e até corrupção policial”, disse o secretário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]