• Carregando...
 | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

Policiais militares precisaram intervir na noite desta segunda-feira (31) em uma confusão na porta de uma das escolas ocupadas por estudantes em Curitiba. Um grupo, contrário à ocupação, teria tentado forçar a entrada, por volta das 22 horas, no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, no bairro Juvevê.

Os manifestantes teriam estourado o cadeado do portão da escola e fugido após a chegada de um segundo grupo, também contrário à mobilização estudantil. Os novos manifestantes teriam ido para o local tentar convencer os alunos a deixar a ocupação. Houve bate-boca.

A Polícia Militar foi acionada para conter a situação. Não foram registrados, contudo, confrontos.

Essa não foi a primeira vez que manifestantes contrários e favoráveis à ocupação das escolas estaduais se envolvem em protestos. Na semana passada, situações semelhantes ocorreram no Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, no bairro Água Verde, no Colégio Estadual do Paraná, no Alto da Glória, no Colégio Estadual Leôncio Correia, no Bacacheri, e no Colégio Estadual Pedro Macedo, no bairro Portão.

Os estudantes que ocupam escolas públicas são contra a Medida Provisória 746, que trata de mudanças no Ensino Médio, e a Proposta de Emenda à Constituição 241, que estabelece um teto de gastos para o governo pelos próximos 20 anos.

No Paraná, as ocupações tiveram início no dia 3 de outubro, em São José dos Pinhais. O movimento chegou a ocupar 831 colégios no estado, mas segue nesta segunda-feira, conforme a Secretaria de Estado de Educação (Seed), com 315 escolas tomadas. As demais já teriam sido desocupadas.

“Cordão humano” no Colégio Pedro Macedo

Alunos relataram que um grupo com oito pessoas contrárias à ocupação, a maioria rapazes, tentou pular o muro do Colégio Estadual Pedro Macedo, no Portão, na noite de segunda-feira (31), e tirar as lonas colocadas pelos estudantes ocupados na frente da unidade. Eles acionaram amigos e familiares para fazer um cordão na porta da escola. Cerca de 20 pessoas estavam no local, por volta das 0h20 desta terça-feira (1.º), e o temor era de que os manifestantes contrários retornassem.

Segundo informações da página Ocupa Paraná, a Polícia Militar foi acionada, mas não foi até o local. A sala de imprensa da PM informou, porém, que não havia registro da ocorrência e que também não havia sido solicitada até a 0h25.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]