• Carregando...
Vizinhos reclamam de cachorros chorando. Proprietário diz apenas que animais foram separados enquanto brigavam. | Reprodução/Facebook
Vizinhos reclamam de cachorros chorando. Proprietário diz apenas que animais foram separados enquanto brigavam.| Foto: Reprodução/Facebook

O vídeo de um suposto caso de maus-tratos a animais movimentou as redes sociais nos últimos dias. A Polícia Civil foi ao local, mas não constatou agressão a nenhum bicho. Os animais pertencem a um médico veterinário, parente do casal que aparece no vídeo, que nega os maus-tratos. Gravado do alto de um prédio vizinho, o que se ouve são alguns cachorros chorando no quintal de uma casa no Cristo Rei, em Curitiba. A publicação logo viralizou, ultrapassando 1,7 mil compartilhamentos em uma semana. A Polícia Civil segue investigando o caso.

De acordo com a delegada Márcia Marcondes, da Delegacia do Meio Ambiente, os investigadores foram até o local, mas não encontraram nenhuma irregularidade. “Duas pessoas assinaram um termo circunstanciado, mas, a princípio, não foi encontrada nenhuma inadequação ou sinal de maus-tratos”, explica. “O espaço era adequado, havia comida e água e os animais não estavam machucados”, ressalta a delegada.

Parte da repercussão negativa em torno do caso se deu porque o casal que aparece no vídeo é o pai e a mãe do dono de um pet shop. O médico veterinário Joni Borges conta que, ao contrário do que está sendo comentado nas redes sociais, eles não estavam maltratando os cães. “Os cachorros estavam brigando e meus pais foram separar. Eles pegaram uma varinha apenas para assustar e afastar os animais”, afirma o médico veterinário.

Para Borges, houve uma interpretação equivocada dos fatos. “A polícia ambiental foi na casa e não constatou nada. Eu mesmo levei os cães para fazer exames e estava tudo certo”. Segundo o médico veterinário, a repercussão do vídeo foi tão grande que ele ainda recebe ligações de pessoas xingando e fazendo ameaças. “Isso está afetando minha vida profissional. Que as pessoas venham conhecer o meu trabalho para ver que não é nada disso”, desabafa.

O que diz a denunciante

De acordo com Vanessa Eguchi, que fez a captura das imagens, a vizinhança convive há alguns meses com os gritos e o choro dos cães, mas que ninguém nunca tinha testemunhado nada até então. Segunda-feira (20), os gritos voltaram a se repetir. “Eu estava com a janela fechada e ouvi uns berros. Parecia que estavam matando o cachorro”, conta. “Fui ver na janela e toda a vizinhança já estava na gritando e xingando a mulher”.

Vanessa diz que chegou a descer e encontrou outros vizinhos em frente à casa pedindo para que os moradores mostrassem os animais, o que acabou não acontecendo. “Alguém chamou a Polícia Militar, mas eles não podiam fazer nada porque não era flagrante. Então, eles pediram para que fôssemos à Delegacia do Meio Ambiente registrar boletim de ocorrência”, relata.

Como denunciar

A delegacia do Meio Ambiente de Curitiba recebe, em média, cerca de 300 denúncias de maus-tratos todos os meses. Agredir animais ou submetê-los a situações nocivas é considerado crime ambiental e pode render pena de detenção de três meses a um ano e multa.

De acordo com a delega Márcia Marcondes, as denúncias podem ser feitas pessoalmente em qualquer delegacia ou por telefone. As ligações podem ser feitas diretamente pelo 3251-6200 ou no Disque Denúncia, no 181. Quem preferir também pode apresentar o caso por e-mail no dpma@pc.pr.gov.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]