• Carregando...

Atividades de prevenção com crianças e adolescentes – nas áreas cultural, esportiva e educativa – devem nortear a política sobre drogas no Paraná nos próximos anos. O assunto foi discutido durante o 1º Congresso de Políticas sobre Drogas do Paraná, que aconteceu em Pontal do Paraná entre terça e quinta-feira (8). As propostas, elaboradas pelos mais de 800 inscritos no evento, sugerem mais investimentos nos trabalhos de prevenção e nas comunidades terapêuticas.

As sugestões apresentadas no congresso serão avaliadas em seis audiências públicas antes de serem inseridas no texto Plano Estadual de Políticas sobre Drogas, que deve ser apresentado em junho de 2016. Nos próximos meses, a equipe de trabalho do Departamento de Políticas sobre Drogas vai desenvolver, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, uma pesquisa do perfil socioeducacional do encarcerado.

“Nós precisamos do fortalecimento das redes de proteção à saúde. Precisamos ainda reduzir danos e reprimir o comércio de drogas, que fica a cargo da Secretaria de Segurança de Pública (Sesp). Mesmo a Sesp, que seria a ‘repressora’, está preocupada com a prevenção, utilizando o Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas]”, explicou Cineiva Campoli, do Departamento Estadual de Políticas sobre Drogas.

As ações propostas englobam a criação de um fundo municipal que utilizaria o dinheiro arrecadado com o ICMS das drogas lícitas, como cigarro e álcool, para investir nos trabalhos preventivos e no apoio às comunidades terapêuticas. Para as comunidades seriam oferecidos serviços de assessoria administrativa e técnica e tratamento de codependentes, como familiares, incentivo fiscal para empresas que oferecerem apoio, ampliação das vagas para mulheres adultas e adolescentes. A dependência da internet e os cibercrimes foram encaixados nas políticas preventivas.

“Uma das nossas prioridades para esse encontro era a formação dos comitês regionais e cinco já estão formados. O trabalho está comprometido com a prevenção”, disse a diretora do departamento, Rosane Neumann. Os cinco comitês criados são: Maringá, Telêmaco Borba, Cascavel, Guarapuava, Curitiba e Litoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]