• Carregando...
 | Reprodução/Facebook
| Foto: Reprodução/Facebook

Um poste de iluminação, do tipo republicano, cedeu e caiu sobre uma mulher de 59 anos no início da tarde sexta-feira (9), no Centro de Curitiba. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, disse que a vítima foi socorrida com ferimentos leves. No entanto, a assessoria de imprensa do Hospital Evangélico, para onde a mulher foi levada, informou que ela está em estado grave. A mulher sofreu traumatismo craniano e teve uma fratura na vértebra.

O caso foi por volta das 12h20, na Rua XV de Novembro, nas proximidades do cruzamento com a Rua João Negrão. Segundo a prefeitura, em um primeiro momento é possível dizer que a queda da estrutura foi causada por uma rajada de vento canalizada.

Contudo, o órgão disse que uma conclusão precisa sobre o problema só será definida após um parecer que será elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP). Uma equipe do departamento de iluminação da pasta foi deslocada até o local para apurar os motivos do acidente.

De acordo com a assessoria de imprensa do Evangélico, a mulher chegou ao hospital com consciência mínima. Ela ficou internada por um tempo no setor de emergência da unidade, mas já foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com diagnóstico de traumatismo craniano e fratura vertebral. Em uma primeira análise, a equipe médica diagnosticou que não será necessário realizar uma intervenção cirúrgica.

A prefeitura de Curitiba informou que está prestando assistência necessária à família da vítima.

Postes passarão por revitalização

Uma nota encaminhada pela assessoria de imprensa da prefeitura diz que a administração municipal está preparando um projeto que contempla a substituição dos tirantes de fixação dos postes republicanos na Rua XV de Novembro e das praças próximas.

Estes postes, segundo o documento, passam por manutenções periódicas, incluindo a revisão da estrutura, além da troca de relês e lâmpadas. Embora o órgão não tenha definido qual é o intervalo destas revisões, foi informado que, “como consequência dos fortes ventos que têm sido registrados na cidade, a vistoria nos postes republicanos para analisar a estrutura dos equipamentos da região será antecipada, com início previsto para o dia 15 deste mês”.

Somente no calçadão da XV, há 152 postes republicanos com duas luminárias cada um, totalizando 304 lâmpadas de vapor metálico de 250W. Por isso, além da manutenção, estas estruturas também devem passar um trabalho de eficiência energética.

Por toda a cidade, existem atualmente 1.037 postes republicanos. Eles estão distribuídos nas praças centrais, Passeio Público, Rua Comendador Araújo, Avenida Cândido de Abreu, Praça N.S. Salete, Rua Senador Alencar Guimaraes, Parque Tanguá, e em outros bairros da capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]