• Carregando...

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta-feira (26) uma parceria que deve reduzir pela metade o tempo de podas, remoções e plantio de árvores na capital paulista.

O acordo com a empresa Eletropaulo busca desburocratizar o cuidado com as árvores que interferem na rede elétrica. Atualmente, cerca de metade das quedas de energia na cidade é causada por interferência das árvores.

Com o acordo que tem vigência de dois anos, a concessionária poderá fazer podas e remoções com uma autorização única e anual. Antes, a autorização era feita para cada árvore, o que retardava o processo.

“Precisávamos de seis anos e meio para podar todas as árvores. Agora o ciclo será de três anos”, disse o prefeito Fernando Haddad (PT). A Eletropaulo deve enviar até novembro o cronograma de podas necessárias para 2016.

Plano de manejo arbóreo

O acordo foi lançado em conjunto com o Pima (Plano Intensivo de Manejo Arbóreo), que tem início na próxima terça-feira (1) e vai até dezembro, abrangendo todas as subprefeituras da cidade.

No entanto, as principais áreas de atuação são nas subprefeituras Sé, Pinheiros, Butantã, Santo Amaro, Vila Mariana, Ipiranga, Lapa, e Mooca. Esses locais, considerados mais críticos, representam 62% das quedas de árvores registradas nos últimos dois anos.

Segundo a vice-prefeita Nádia Campeão (PCdoB), há a possibilidade de estender o plano para outras subprefeituras. “Após o período, faremos uma avaliação técnica e poderemos examinar se temos condições de fazer uma mudança de padrão para todas”, disse.

A iniciativa, que receberá R$ 4 milhões de investimento, conta com 36 especialistas - agrônomos e biólogos -, 28 estagiários e 40 equipes de trabalho.

A previsão é de que o atendimento das cerca de 2 mil solicitações pendentes seja feito em no máximo 180 dias. As novas solicitações devem ser atendidas em até 90 dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]