Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Curitiba

Prefeitura medica dupla que achou morcego contaminado no zoológico

Eles encontraram um morcego vivo perto do recinto do chimpanzé, no zoológico de Curitiba

  • Atualizado em às
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba conseguiu localizar os dois homens que tiveram contato direto com um morcego contaminado pelo vírus da raiva, no Zoológico da capital. O fato ocorreu no último dia 21 de abril, quando o animal foi encontrado por um dos homens perto do recinto do chimpanzé. A outra pessoa localizada é um amigo do homem que encontrou o mamífero.

Segundo a SMS, os dois se apresentaram em uma unidade de saúde e já foram medicados com soro e remédios específicos. Eles são moradores da região metropolitana e, por questões éticas, não terão a identidade divulgada.

Relembre o caso

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um morcego vivo foi encontrado perto do recinto do chimpanzé e entregue a funcionários do Zoológico de Curitiba, no último dia 21 de abril. O homem que encontrou o animal o entregou a profissionais que estavam de plantão no dia.

Além do homem que recolheu o animal, algumas pessoas afirmam que viram um senhor mostrando o morcego para algumas crianças que estavam no zoológico. Um dia depois do caso, o animal foi levado para o Centro de Controle de Zoonoses, que o encaminhou para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). No local foi realizado exame de imunofluorescência direta para o vírus rábico, que deu positivo.

Com a constatação, a Prefeitura chegou a emitir alertas para que as pessoas que tiveram contato com o morcego se apresentassem em alguma unidade de saúde.

A doença

A raiva é uma doença grave de alta mortalidade que atinge todos os mamíferos, incluindo os seres humanos, animais domésticos e silvestres. O simples contato com o animal contaminado é suficiente para a transmissão do vírus da raiva. Em Curitiba, o último caso de raiva foi registrado em 1975, mas em 2010 um gato pegou a doença depois de ter contato com um morcego.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida e Cidadania

PUBLICIDADE