• Carregando...

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba conseguiu localizar os dois homens que tiveram contato direto com um morcego contaminado pelo vírus da raiva, no Zoológico da capital. O fato ocorreu no último dia 21 de abril, quando o animal foi encontrado por um dos homens perto do recinto do chimpanzé. A outra pessoa localizada é um amigo do homem que encontrou o mamífero.

Segundo a SMS, os dois se apresentaram em uma unidade de saúde e já foram medicados com soro e remédios específicos. Eles são moradores da região metropolitana e, por questões éticas, não terão a identidade divulgada.

Relembre o caso

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um morcego vivo foi encontrado perto do recinto do chimpanzé e entregue a funcionários do Zoológico de Curitiba, no último dia 21 de abril. O homem que encontrou o animal o entregou a profissionais que estavam de plantão no dia.

Além do homem que recolheu o animal, algumas pessoas afirmam que viram um senhor mostrando o morcego para algumas crianças que estavam no zoológico. Um dia depois do caso, o animal foi levado para o Centro de Controle de Zoonoses, que o encaminhou para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). No local foi realizado exame de imunofluorescência direta para o vírus rábico, que deu positivo.

Com a constatação, a Prefeitura chegou a emitir alertas para que as pessoas que tiveram contato com o morcego se apresentassem em alguma unidade de saúde.

A doença

A raiva é uma doença grave de alta mortalidade que atinge todos os mamíferos, incluindo os seres humanos, animais domésticos e silvestres. O simples contato com o animal contaminado é suficiente para a transmissão do vírus da raiva. Em Curitiba, o último caso de raiva foi registrado em 1975, mas em 2010 um gato pegou a doença depois de ter contato com um morcego.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]