• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Alegria apenas moderada a partir deste sábado (3): o primeiro final de semana de dezembro, quando as ruas já se enchem de famílias em busca de presente de Natal, será chuvoso. As precipitações devem aparecer nesta sexta-feira (2): há possibilidade de tempestade para os próximos dias em diversas regiões do estado, inclusive em Curitiba.

De acordo com o Simepar, um sistema chuvoso se forma nesta sexta (2) no Paraguai e no Mato Grosso do Sul e avança pelo Paraná a partir das primeiras horas do sábado (3). “Esse sistema avança para o Leste, em direção ao oceano, então vai cobrir todo o estado. O fim de semana será de muita instabilidade, com chuva forte, ventos, possibilidade de acumulados significativos”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar. “A partir de domingo (4), esse sistema avança até o oceano e se torna um bloco de baixa pressão que joga umidade para o a região. Como Curitiba está no Leste, deve ser impactada por esse fenômeno, com céu mais fechado ao longo de todo o dia”.

Também há chances de descargas elétricas mais intensas ao longo deste final de semana, de acordo com o Simepar. O alerta de chuva recai ainda sobre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Curitiba deve registrar máximas de 25° C ao longo do fim de semana e mesmo com as chuvas registrará temperaturas amenas. Em Paranaguá, as máximas atingem 28° C. Os maiores picos para o estado serão registradas em Guaíra, Jacarezinho e Foz do Iguaçu, cerca de 30° C. As mínimas para todo o estado devem ficar na casa dos 15° C.

Mas e a sexta-feira? Nebulosa e de sol!

Esta sexta-feira (2) será carregada de muitas nuvens em toda a faixa central e leste, de acordo com o Simepar. As cidades entre os Campos Gerais e o Litoral serão impactadas pela incursão dos ventos que sopram do oceano para o continente e que mantêm a nebulosidade densa. Mas o sol será predominante desde as primeiras horas do dia nas demais regiões do estado, ainda que sejam esperadas pancadas de chuvas isoladas.

O clima também volta a ser mais agradável em relação aos últimos dias. Curitiba deve ficar com temperatura na casa dos 20° C, enquanto o calor deve ser mais significativo no Oeste (Foz do Iguaçu faz 31º C) e em toda a faixa Norte: Guaíra pode registrar 34° C e Maringá, Paranavaí e Campo Mourão registram 31° C.

Teremos verão em Curitiba?

De acordo com o Simepar, ainda é cedo para falar em “semanas de 30° C” na região da capital paranaense, mesmo há menos de vinte dias do encerramento da primavera. “Essa oscilação dos últimos dias acaba até mesmo sendo comum em Curitiba Nos próximos dias não teremos uma curva de aquecimento muito significativa”, afirma Braun.

“O que a gente tem verificado é que há uma situação de temperatura abaixo da média nos últimos tempos. Curitiba, em princípio, fica dentro da zona de influência dos ventos do Sudeste, que voltam a impactar a temperatura neste domingo (4). Esses ventos trazem umidade, ar menos aquecido, clima mais ameno. No interior do estado isto não está sendo verificado. A grosso modo, portanto, a temperatura segue próxima ou acima da média”, explica o meteorologista.

Dias seguidos de termômetros contidos já fizeram deste mês de novembro o terceiro mais frio da história de Curitiba desde 1997, quando o Simepar iniciou as medições na capital. A temperatura média do mês ficou em 18° C, maior apenas do que em 1999, quando esse registro foi de 16,8° C, e do que em 2011, que teve média de 17, 6° C. O equilíbrio histórico para o mês é de 18,8° C.

“Estamos dentro da média, mas sentimos uma queda na média das mínimas durante a primavera, o que ocasionou esse clima em Curitiba”, encerra.

Chuvas de novembro

As chuvas de novembro também oscilaram em várias localidades do estado, de acordo com o Simepar. Em Curitiba, choveu em torno de 101,4 milímetros, quando a média gira em torno de 120 milímetros. Já em Cascavel, e em toda a faixa Oeste, choveu 250 milímetros no último mês, para uma média de 180 milímetros. Em Londrina, por outro lado, houve queda: 80 milímetros de água para uma média de 160 milímetros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]