• Carregando...

O agente penitenciário que era mantido refém por 17 presos na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, foi liberado por volta das 10 horas desta quarta-feira (6). Ele ficou por quase 19 horas em uma das alas do PCE, onde há 30 presos. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), ele passa bem e já está em casa.

Toda a negociação com os 17 detentos envolvidos no motim foi tratada diretamente com os diretores do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e da PCE. Integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar também participaram das negociações.

Durante o motim, os detentos reivindicavam transferências para outras unidades prisionais, o que não foi atendido. Segundo a Sesp, um decreto do governador Beto Richa (PSDB) proíbe a transferência a partir de negociações do tipo. A PCE tem hoje quase 1.700 presos. O local tem capacidade para 1.440 detentos.

Sobre outra reivindicação, relativa ao atendimento jurídico, a Sesp informou que o Depen vai encaminhar um documento para a Defensoria Pública solicitando mais profissionais para atender os presos. Com relação à ampliação do atendimento médico e odontológico, outro pedido dos presos, a diretoria da unidade se comprometeu a estudar a possibilidade de aumentar os serviços já existentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]