• Carregando...
Procissão reúne cerca de 30 mil pessoas em Curitiba | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Procissão reúne cerca de 30 mil pessoas em Curitiba| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A celebração do feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (26), reuniu pelo menos 2,4 mil voluntários na confecção dos tradicionais tapetes que marcam a data, uma das principais celebrações da Igreja Católica. Após a montagem da peça de aproximadamente 1.800 metros, fieis participaram de evento com o padre Reginaldo Manzotti, num palco montado em frente à Catedral Basílica, e da Santa Missa com o arcebispo Dom José Antônio Peruzzo. Após a procissão, que tem como destino o Palácio Iguaçu, haverá a bênção eucarística que finalizará a celebração.

Participantes do ato deste ano afirmam que o público supera o do ano passado, quando o evento reuniu cerca de 30 mil pessoas. Nesta data, busca-se celebrar a Eucaristia, um dos sete sacramentos católicos que representa o corpo e o sangue de Jesus Cristo.

Veja as imagens dos tapetes de Corpus Christi em Curitiba

Confira a montagem de tapetes no centro de Curitiba

Em comemoração ao feriado de Corpus Christi, centenas de pessoas expressaram suas artes na Av. Cândido de Abreu, centro de Curitiba.

+ VÍDEOS

Na capital, os fiéis se dividiram para montar o grande tapete do Obelisco de Nossa Senhora da Luz, ao lado da Catedral na praça Tiradentes, até o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. Os voluntários vieram de 42 paróquias e de 19 movimentos ligados à Igreja. No total, foram 86 lotes confeccionados -- algumas paróquias fizeram mais de um lote. Para a confecção da peça, eles utilizam todos os tipos de materiais - desde a tradicional serragem, pedras coloridas e materiais recicláveis até pinhões e erva-mate.

Após a confecção do tapete, o grupo participou do evento com o padre Manzotti. A animação batizada de Ministério ‘Evangelizar É Preciso’ foi realizada em um palco montado em frente à Catedral Basílica. Na sequência, ocorreu a Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo. A procissão que teve início às 16h30 se desenvolveu pela Avenida Cândido de Abreu.

Gratidão

A catequista da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Vera Lúcia Dias dos Reis, já participa da tradição há pelo menos cinco anos e descreve o sentimento do trabalho na palavra gratidão. “Isto aqui é uma bênção. Nos reunimos todos os anos, é uma grande confraternização em nome da fé e em homenagem a Jesus”, disse. O trabalho demorou cerca de três semanas para ficar pronto, desde a escolha das imagens até a projeção e contagem do material que seria utilizado. Todo o trabalho da Paróquia é inspirado na Campanha da Fraternidade da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), que neste ano tem como tema a Misericórdia. Nesta quinta-feira, cerca de 26 voluntários participam da confecção do tapete.

Já a artista plástica e arquiteta Susan Moritz reúne, desde 2007 alunos, ex-alunos e funcionários do Centro Universitário Uninter para confeccionar um tapete de 30 metros. Durante três semanas, Susan trabalhou na escolha e desenho das imagens, além de tingir cerca de 300 kg de serragem para que o trabalho pudesse ser realizado. “A Eucaristia é o principal sacramento católico. Além de um trabalho de fé, é um trabalho de muita união”, explica. “Celebramos o mistério e acabamos encontrando amigos que não vemos o ano todo. É uma grande alegria”, disse. Nesta quinta-feira, 60 funcionários trabalham para dar vida à imagem criada pela artista plástica.

  • Henry Milléo/Gazeta do Povo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]