• Carregando...
 | Divulgação/
| Foto: Divulgação/

A professora Katiuscia Butzke Morais utilizou-se de uma frase já bem conhecida dos paranaenses para dar início a um projeto de cidadania com seus alunos do 4.º ano e a iniciativa extrapolou os muros da escola. A docente desenvolveu sua prática na Escola Municipal Rui Valdir Kern, de Quatro Barras, que já é figurinha carimbada aqui na coluna do Ler e Pensar.

Leia também: Professor brasileiro ganha o prêmio científico mais importante do Canadá

Intitulado “Gentileza gera gentileza - Ações para promover um mundo melhor através do jornal”, Katiuscia trabalhou o respeito ao próximo, o cuidado com o meio ambiente, o cuidado com a saúde e a alimentação, questões sociais e incentivou seus alunos à leitura e à criticidade.

Conheça campanhas (nada) convencionais para ajudar nesta Páscoa em Curitiba

Leia a matéria completa

“Trabalhar gentileza ligada à cidadania inspirou as crianças a praticarem na escola, em casa com os pais e na comunidade. Gentileza não é só dizer bom dia, por favor, ou obrigado”, explicou a professora.

Projeto bem estruturado

As atividades começaram com uma visita ao parque gráfico da Gazeta do Povo. Lá os estudantes conheceram todo o processo de produção do jornal e se sentiram instigados a trabalhar com o periódico. Em seguida, o projeto foi dividido em três eixos: gentileza perante a sociedade, gentileza perante o meio ambiente e gentileza para consigo mesmo.

No primeiro eixo, por meio de matérias do jornal, debates em sala de aula e produção de cartazes informativos, os alunos discutiram sobre igualdade de gêneros, respeito às escolhas do outro, papel da mulher na sociedade ontem e hoje e violência doméstica. Além de questões políticas, importância do voto e civilidade.

O segundo eixo foi pautado por discussões sobre o meio ambiente. A escolha pelo tema do aquecimento global veio após a leitura de uma reportagem da Gazeta de março do ano passado – “O risco do calor em locais de clima quente”. Após as discussões sobre a matéria, os alunos partiram para a prática com a ambição de diminuir a conta de energia elétrica em suas casas.

Para finalizar o projeto, o terceiro eixo tratou da gentileza para consigo mesmo. Com ações de conscientização na escola, os alunos alertaram toda a comunidade sobre a importância do exercício físico, da boa alimentação e dos cuidados com a saúde mental. A satisfação com o belíssimo trabalho ficou evidente nas palavras da professora: “A participação e o engajamento das crianças e familiares no projeto foi o que mais me emocionou nessa caminhada.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]